CAMPANHA HUMANITÁRIA DE SOLIDARIEDADE A CUBA
Consideramos da maior relevância política a educativa coleta popular de gêneros de primeira necessidade para que possamos encaminhar para nossos irmãos cubanos. Nesse sentido, conclamamos nossos militantes e amigos a participarem dessa campanha. Mas não podemos subestimar a importância da luta contra o cruel bloqueio econômico, político, social e ideológico que move contra Cuba o imperialismo, comandado pelos EUA. A suspensão deste absurdo bloqueio deve ser o centro de nossa solidariedade a Cuba, na medida em que lhe permite criar condições para avançar na construção de uma sociedade ainda mais justa e igualitária.
Outra questão relevante para os internacionalistas e humanistas que se irmanam nesta justa campanha é não perder de vista a necessidade de instar os governos progressistas de toda a América Latina a empenharem o melhor de seus esforços e possibilidades para fornecer solidariedade material concreta a Cuba neste momento.
É hora de retribuir aos cubanos a solidariedade que deles nunca faltou às lutas de nossos povos. Não custa lembrar que muitos dos processos de mudanças ora em curso na América Latina não seriam possíveis sem o pioneirismo da Revolução Cubana. Primeiro, pelo exemplo de que é possível a um pequeno povo a grandeza de derrotar o império norte-americano; segundo, pela solidariedade efetiva que o povo cubano presta a vários países irmãos, na luta contra o analfabetismo e por saúde pública de qualidade; finalmente, pela inestimável contribuição política e ideológica dos revolucionários cubanos à luta pelo socialismo.
Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2008
Partido Comunista Brasileiro
Pela Comissão Política Nacional – Comitê Central Ivan Pinheiro – Secretário Geral Zuleide Faria de Melo – Secretária de Solidariedade Internacional
Para participar: www.porcuba.com.br