PCB-RN: pela imediata demarcação das terras indígenas!

imagemPCB realiza atividade política na Comunidade Indígena do Amarelão (RN)

O PCB esteve na Comunidade Indígena do Amarelão, localizada no município de João Câmara/RN, nos dias 20, 21 e 22 de julho, realizando uma atividade política de agroecologia e criação de galinhas com os agricultores e agricultoras indígenas.

A atividade contou com a contribuição de dois camaradas, Túlio Melo e Sebastião Barbosa, respectivamente, Engenheiro Agrônomo e Médico Veterinário. Contando também com indígenas de comunidades circunvizinhas ao Amarelão, como a do Assentamento Marajó, o curso buscou contribuir com o desenvolvimento das atividades produtivas do povo indígena Potiguara, do tronco familiar Mendonça, na perspectiva do fortalecimento da Agricultura Familiar Indígena e da criação de galinhas, ambos de base Agroecológica: que respeita o meio ambiente e têm preocupações fundamentais com a sustentabilidade.

Ao fortalecer este tipo de atividade produtiva sob esta base política, acabamos por contribuir também, por um lado, com a resistência do povo indígena contra o avanço destrutivo dos modos de produção tipicamente capitalista (comumente chamada de “produção convencional”); por outro lado, com a organização do Movimento Indígena, na medida em que incrementa a autonomia e a reafirmação da identidade de um povo.

O curso buscou, sistematicamente, vincular os aspectos técnicos da atividade aos seus elementos políticos. Problematizou o significado do meio rural; o conceito ampliado de saúde; os principais problemas que envolvem o espaço de vida da comunidade; discutiu as maiores dificuldades enfrentadas nas lavouras e nas criações de animais como, por exemplo, entre outros, a seca, a fertilidade/infertilidade do solo, desequilíbrios do ecossistema, insetos, doenças, mortandades.

Levando em conta o contexto político, econômico, social e cultural da comunidade, os camaradas buscaram não trazer de forma verticalizada conhecimentos, métodos e ferramentas de fora para dentro; mas sim, construir esses elementos em diálogo com os indígenas e a partir das condições e possibilidades concretas de suas realidades.

O PCB reafirma sua disposição para construir a luta junto ao Movimento Indígena, seja nas ruas, nos parlamentos, nos meios de comunicação e nas atividades de formação política!

Demarcação de Terras Indígenas Já!
Pelo Poder Popular e Pelo Socialismo!

Link no PCB-RN (com fotos): https://www.facebook.com/PCBNATALRN/posts/1895868787140219