PCB faz saudação ao X Congresso da ADUERN

imagemO PCB esteve presente no X Congresso da ADUERN (Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), em Mossoró, fazendo uma saudação de abertura no evento que contou com a palestra de Anita Prestes.

A décima edição do Congresso da Associação dos Docentes da UERN (filiada ao ANDES), ocorrida entre os dias 14 e 15 de setembro, teve como tema “Sindicato em luta: contra-reforma e os impactos para o movimento sindical”; e teve como debate inicial “Luiz Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988”.

Em auditório cheio, com mais de 600 pessoas, registramos a enorme satisfação de estarmos em um evento ante a presença da companheira de luta, historiadora e filha de dois destacados lutadores sociais (Luiz Carlos Prestes e Olga Benário), por quem temos um profundo respeito.

À Anita agradecemos o carinho e a referência política que, em diversas ocasiões, tem expressado pelo PCB.

Também registramos a nossa satisfação de estarmos em um evento cujo elemento central é o tema da Educação: bandeira de luta cara ao PCB. Destacamos que lutamos cotidianamente pela educação pública, gratuita, de qualidade, laica e popular! Por uma educação, portanto, não elitizada; por uma educação crítica, que nos proporcione reflexões sobre nossa realidade; que problematize as demandas da classe trabalhadora; que dialogue com partidos políticos.

Sobretudo neste contexto de avanço do conservadorismo, do fascismo e de formas proto-fascistas, que promovem uma ofensiva contra os direitos da classe trabalhadora, entendemos que fazer a luta organizada da bandeira da Educação Popular se constitui um elemento estratégico e tático fundamental da resistência e do enfrentamento contra as forças do capital.

Por fim, destacamos que o PCB vem procurando dar sua contribuição na organização das lutas que dialogam com a bandeira da Educação Popular. Avançando na sua constituição em Mossoró, o PCB se coloca como parceiro de luta das professoras e dos professores; nos somamos na luta da categoria dos docentes em suas pautas específicas.

Nenhum direito a menos!

Pelo Poder Popular e pelo Socialismo!

*Confira o vídeo da nossa fala de saudação feita pelo camarada Rodrigo Albuquerque!

https://www.facebook.com/PCBNATALRN/videos/329710054264512/