Nota do PCB Ceará sobre as eleições estaduais

imagemCOMITÊ REGIONAL DO PCB DO CEARÁ

O Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Ceará vem a público informar que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) resolveu pelo indeferimento do partido, impedindo a continuidade de nossas candidaturas e prejudicando nossa presença formal na chapa que concorre ao Governo do Estado, onde havíamos indicado a camarada Raquel Lima para o cargo de vice-governadora, assim como afetou a candidatura do camarada Benedito Oliveira, que concorria ao cargo de deputado federal.

Ainda que a decisão do TRE pudesse ser questionada, o Comitê Regional do Partido optou pela não solicitação de recurso. Tomamos essa decisão por entender que não poderíamos ficar expostos a um quadro de indefinição até a data do julgamento da nossa apelação. Em um cenário político tão acelerado e a pouco tempo do dia da votação, 07 de outubro, mais do que insistir na manutenção de candidaturas, algo que poderia comprometer o desempenho da Frente de Esquerda Socialista, nossa opção foi a de retirar nossas candidaturas e, de pronto, anunciar a manutenção da Frente, apoiando as candidaturas da esquerda socialista, representadas pelo PSOL.

Não temos tempo a perder! A luta contra o golpe, contra a retirada de direitos e contra o avanço do conservadorismo exige de nós um trabalho permanente. A Frente de Esquerda Socialista, para nós, deve cumprir um papel importante diante da conjuntura, qual seja, aquele de se constituir como ferramenta permanente, capaz de aglutinar organizações de esquerda, sindicatos e movimentos sociais, lutadoras e lutadores que sonham e lutam por um mundo “onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Por isso, vimos aqui, publicamente, reiterar nosso apoio e participação ativa na construção da candidatura de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara (50) para Presidente, de  Aílton Lopes e Carina Sousa (50) para o Governo do Estado, de Anna Karina (505) e Pastor Simões (500) para o Senado Federal. Além disso, orientamos a militância, amigos e simpatizantes a votar em Rodrigo Santaella (5020), candidato a deputado federal e, para deputado estadual, devemos reeleger Renato Roseno (50500) e batalhar para termos mais um representante dos trabalhadores na Assembleia Legislativa, com Nestor Bezerra (50200).

Daremos prosseguimento à agitação e propaganda do nosso programa, intitulado “Reconstruir o Brasil na direção do socialismo”, disponível na nossa sede e em nossa página virtual, e continuaremos realizando atividades em portas de fábricas, canteiros de obras, nos bairros populares, nas escolas e universidades, pois entendemos que após as eleições devemos nos organizar para enfrentar os próximos ataques da burguesia, a exemplo da reforma da previdência. Não recuaremos na defesa da alternativa socialista frente ao avanço da barbárie.

A luta continua!

Fortaleza, 19 de setembro de 2018