RN: derrotar a oligarquia e o avanço do fascismo

imagemPOSIÇÃO POLÍTICA DO PCB NO 2° TURNO NO RIO GRANDE DO NORTE

No estado do Rio Grande do Norte, o segundo turno das eleições está sendo disputado entre a candidata Fátima Bezerra, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Carlos Eduardo Alves, candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). No primeiro turno, a senadora Fátima obteve 46% dos votos, contra 32% do seu adversário.

De um lado, Carlos Eduardo Alves simboliza uma candidatura representativa dos setores oligárquicos da política local que, há décadas, são responsáveis pela precarização dos serviços públicos e pelas péssimas condições de vida da classe trabalhadora potiguar. Como se não bastasse, o candidato da família Alves, diante do péssimo desempenho eleitoral de seus velhos aliados, como José Agripino, Garibaldi Alves e Rogério Marinho, resolve flertar com o autoritarismo ao tentar costurar apoio de Jair Bolsonaro para o segundo turno. Assim, em consonância com nossa linha política nacional de combate ao fascismo, lutaremos para derrotar qualquer candidatura que se associe ao fascismo.

De outro ladotemos uma candidata que possui uma inegável trajetória de luta em defesa da educação e que, apesar de todas as nossas críticas ao programa político do Partido dos Trabalhadores (que ainda insiste no projeto de conciliação de classe com setores retrógrados da sociedade), representa uma linha de diálogo com os movimentos populares. Fátima também vem se posicionando de forma contundente contra a escalada reacionária de caráter autoritário dos grupos da direita.

Diante desse cenário, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) indica voto crítico em Fátima Bezerra (PT) para o governo do Rio Grande do Norte. Desde já, antecipamos que o referido apoio é de caráter unilateral e que não participaremos de um eventual governo petista no estado.

Seguiremos firmes na luta para derrotar Carlos Eduardo e Jair Bolsonaro. Lutamos contra o fascismo e nos mantemos firmes na defesa das liberdades democráticas, na garantia dos direitos sociais e na construção social do poder popular e do socialismo!

COMITÊ REGIONAL DO PCB NO RIO GRANDE DO NORTE.

Natal, 14 de Outubro de 2018.