Joel Barcelos, presente!
A cultura nacional e as artes estão de luto. Perdemos nosso querido camarada Joel Barcelos.
Faleceu nesse sábado, dia 10, aos 81 anos, Joel Barcelos, ator, roteirista, diretor e militante comunista.
Há anos morador de Rio das Ostras, no interior do estado, Joel Barcelos vivia o cotidiano dos trabalhadores e pescadores da região e, mesmo com pouca mobilidade, mantinha seus vínculos com o PCB.
Joel Barcelos ficou conhecido publicamente por ter sido um dos grandes nomes do Cinema Novo, movimento de renovação do cinema brasileiro organizado basicamente por militantes comunistas da área cultural. Joel participou de filmes como Cinco Vezes Favela, Os Fuzis, A Falecida, Garota de Ipanema, Copacabana me Engana, nos anos 1960. Sua carreira foi momentaneamente interrompida pela ditadura empresarial militar em 1969, quando, diante do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), foi obrigado a se exilar na Itália.
Joel Barcelos também atuou em diversos filmes nos anos 1980 e fez vários trabalhos para a televisão. É muito lembrado pelo seu último papel em novela, quando interpretou o pescador Chico Belo, na novela Mulheres de Areia, da Rede Globo.
Sempre preocupado com a situação da classe trabalhadora, aderiu à militância comunista, integrando-se nas fileiras do PCB, partido ao qual se manteve ligado até o fim da vida.
Camarada Joel Barcelos Presente!
11 de Novembro de 2018
Jornal O Poder Popular.
Foto: Joel Barcelos em atividade do PCB