Conferência Comunista “Juan Pablo Wuanrigth”
· Partido Guatemalteco do Trabalho (PGT)
· Partido Comunista de El Salvador (PCS)
· Partido Comunista de Honduras (PCH)
Reunidos na pátria centro-americana para analizar o avanço até a construção do socialismo nesta parte do planeta, compartilhando a situação de nossos países e da região centro-americana em seu conjunto; revisamos a função depredadora, guerreirista e neocolonial do império norte-americano e europeu e tomamos conhecimento dos esforços de libertação dos nossos povos.
Nossas organizações políticas declaram:
· A necessidade de continuar lutando pela construção do socialismo que responda às aspirações dos povos, tal e como já o fazem muitos outros na América Latina e no mundo inteiro.
· Continuar apoiando as formas amplas de luta política organizada em nossos países, apoiando-as nos recursos e na solidariedade do internacionalismo proletário.
· Seguir mantendo a solidez de princípios que caracteriza os comunistas, como a melhor arma contra o egoísmo neoliberal.
· Apoiar todas as formas de luta possíveis e não cessar até construir a pátria socialista centro-americana, derrotando o imperialismo ianque e suas expressões lacaias em nossos países.
· Reivindicar o caráter patriótico de nossa luta que destaca-se nas históricas figuras de Francisco Morazán, Farabundo Martí e Juan Pablo Wuanright.
Convocamos uma segunda conferência para integrar outras organizações da América Central em prol da constituição de uma só força política que impulsione os processos de construção por uma sociedade justa e solidária.
Proletariado Unido
Janeiro de 2012