Toda solidariedade ao deputado Hugo Gutiérrez (PCCh)

imagemNota Política do PCB

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) expressa sua solidariedade militante ao deputado comunista chileno Hugo Gutiérrez, acusado por políticos da direita do Chile no Tribunal Constitucional. Estas acusações ferem a soberania popular expressa na pessoa de Gutiérrez, um advogado que sempre lutou em defesa dos direitos do povo e tem reconhecimento internacional.

A direita pretende cassar seu mandato de deputado sob a alegação de “incitação à violência”, no contexto das massivas manifestações populares em curso no Chile. Trata-se de uma atitude persecutória e arbitrária, uma vez que as manifestações são conduzidas de forma pacífica e representam a vontade popular soberana em suas reivindicações por justiça social, democracia e o fim da nefasta herança política e social dos tempos da ditadura de Pinochet. Toda a violência que ocorreu foi promovida, aberta e declaradamente, pela polícia e demais organizações que compõem o violento aparato de segurança chileno.

O PCB conclama todas as organizações e partidos políticos brasileiros que defendem as liberdades democráticas e o direito de manifestação dos povos a se somarem à denúncia dessa arbitrariedade e expressarem sua solidariedade ao deputado Hugo Gutiérrez contra essa clara manifestação de perseguição política que não se baseia em qualquer fundamento jurídico.

Todo apoio à luta do povo chileno por liberdades, direitos e justiça!

Pelo Poder Popular e o Socialismo!

PCB – Comissão Política Nacional

29 de janeiro de 2020