Morre Raphael Martinelli, herói do proletariado

imagemEdmilson Costa – Secretário Geral do PCB

O Brasil perdeu, aos 96 anos, um herói do proletariado, o camarada Raphael Martinelli. Ao longo de mais de 70 anos de luta ininterrupta, esse velho combatente batalhou diariamente pela emancipação dos trabalhadores. Militante comunista, líder ferroviário, dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e ex-guerrilheiro, Martinelli foi um daqueles militantes imprescindíveis para o qual só a luta por uma nova sociedade vale a pena. Comandou greves históricas, foi preso várias vezes, mas sempre esteve na linha de frente em defesa do proletariado.

Filho de mãe italiana e pai brasileiro, o camarada Martinelli começou a trabalhar bem cedo em várias indústrias de São Paulo. Aos 17 anos iniciou sua trajetória como ferroviário, ainda como aprendiz, profissão na qual se tornaria um dos maiores líderes sindicais em toda a sua história. Organizou não só os trabalhadores de sua categoria, mas também buscou a unidade dos sindicatos através do Pacto de Unidade e Ação (PUA) e, posteriormente, integrou o Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), a maior central sindical brasileira antes do golpe de 1964.

Ainda muito jovem, na década de 40 do século passado, ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), no qual militou até 1967, quando se afastou do Partido para fundar, com Carlos Marighella e Câmara Ferreira, a Ação Libertadora Nacional (ALN). Preso pela ditadura militar, foi brutalmente torturado nas masmorras da polícia política da ditadura, onde ficou por quatro anos encarcerado. Após sair da prisão, Martinelli formou-se em Direito e passou a advogar para o Sindicato dos Ferroviários. Posteriormente, criou o Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos, do qual foi presidente, e foi um dos fundadores do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo. Por seu trabalho, recebeu o prêmio Wladimir Herzog como reconhecimento por sua trajetória na luta pela anistia e pelos direitos humanos.

Há cerca de três anos uma equipe de filmagem do PCB colheu para o acervo do Partido um longo depoimento sobre a trajetória histórica deste velho camarada combatente de nossa classe. Com certeza seu exemplo será seguido pela nova geração de comunistas que atualmente se incorporam à luta contra o capitalismo e pela sociedade socialista.

Categoria
Tag