Salvar o capital ou salvar o povo?
– Expropriar os bancos, as empresas estratégicas e naturalmente a saúde privada, inclusive as farmacêuticas
por Ángeles Maestro – Médica, dirigente da Red Roja (Espanha)
A atual crise sanitária e social tem proporções gigantescas e consequências ainda por se determinar, sem comparação desde há décadas.
A saúde pública é ultrapassada enquanto os hospitais de gestão privada com financiamento público olham para o outro lado, mantêm boa parte das suas instalações fechadas e continuam a sua atividade habitual. As seguradoras privadas, em meio à tragédia, multiplicam a publicidade pretendendo aproveitar-se da angústia das pessoas enquanto aproveitam as medidas do governo para reduzir o seu pessoal.
Ao mesmo tempo, surge uma autêntica hecatombe social.
O confinamento decretado para tentar minimizar os contágios revelou toda a magnitude da criminosa desordem capitalista. A polícia, a guarda civil e o exército tomaram as ruas para evitar que as pessoas saiam de casa sem motivo justificado enquanto se deixa ao livre arbítrio do grande capital manter ou não a produção. A incongruência produz situações aberrantes como trabalhadores e trabalhadoras indo trabalhar em setores não indispensáveis, apinhadas no metrô, enquanto o exército com metralhadora em punho ou a polícia as impedem de dar um passeio pelo seu bairro no fim de semana. Ao mesmo tempo, a redes sociais refletem um número crescente de abusos, arbitrariedades e brutalidade policial na aplicação, precisamente, da Lei Mordaça.
De fato, as empresas que fecharam fizeram-no, na maioria dos casos, em consequência da exigência do pessoal. Milhares de empresas mantêm sua produção de bens e serviços não essenciais; e fazem-no expondo seu pessoal – mesmo com casos e sintomas positivos e sob ameaça de demissão – a correr o risco de contágio e de se converterem em novas fontes de infecção. Um dos muitos casos relatados foi o da multinacional dinamarquesa VESTAS, que fabrica turbinas eólicas e obriga os seus 1.300 funcionários a trabalhar na sua sede em Saragoza, apesar de ter vários casos confirmados de Coronavírus. Os sindicatos denunciaram que esta empresa armazena e esconde milhares de máscaras, luvas de nitrilo, óculos e macacões de segurança, etc [1] .
O sindicato CGT da Airbus, depois de comprovar que tanto na empresa como em indústrias auxiliares havia centenas de trabalhadores e trabalhadoras com sintomas – positivo ou em quarentena – e perante a recusa da empresa em parar a produção, convocaram greve indefinida a partir de 30 de março. O objetivo é dar cobertura a todas as pessoas que decidam não comparecer ao trabalho.
Onde está o dinheiro?
Seria possível pensar que esta penúria desesperada de meios da saúde pública e de miséria em milhões de lares é consequência da ausência generalizada de recursos. Não é assim, nada que se pareça. Recordo alguns dados relativos a fundos que saem dos Orçamentos Gerais do Estado, que vão parar em setores de prioridade discutível e que não o Estado de Alarme não alterou em absoluto:
Só o pagamento dos juros da Dívida [2] que triplicou depois de transferir dezenas de bilhões de euros de dinheiro público à banca e que não foi devolvido – sem contar os vencimentos de capital – supõe €31,4 bilhões por ano, €86 milhões por dia [3]. O gasto militar é de €31,4 bilhões por ano, €87 milhões por dia [4]. As subvenções à igreja católica, mais de €11 bilhões/ano, €30 milhões/dia [5]. O pagamento à casa real, oito mi milhões de euros por ano, €22 mil/dia [6] .
A tudo isto temos de somar os dados da evasão fiscal dos grandes bancos e empresas, que se em condições normais provocam indignação, hoje são diretamente escandalosos.
As empresas do [índice] Ibex 35 mantêm 805 filiais em paraísos fiscais, 80% delas na própria UE, para os quais desviam lucros empresariais, provocando perdas multimilionárias nas receitas do Estado pelo já muito desvalorizado imposto sobre Sociedades. Desta forma, apesar do incremento espetacular de lucros declarados nestes últimos anos, as receitas estatais com este imposto foram a metade, ao passo que as receites provenientes de impostos indiretos como o IVA subiram 14%. Os lucros destas empresas nos anos de 2018 e 2019, segundo a CNMV, somam 77.677 milhões de euros.
As empresas do Ibex que mais filiais possuem em paraísos fiscais são o Banco Santander com 207, seguindo-se ACS com 102, Repsol com 70, Ferrovial com 65 e Arcelor Mital com 55 [7] .
E um respirador, material pelo qual clama a saúde pública, custa 4.000 euros.
O grande capital aumenta seu poder com o Estado de Alarme
E frente a esta situação, que antes do coronavírus já partia de condições de miséria dramáticas para 12 milhões de pessoas e de penúria para mais da metade da população [9], o governo espanhol, na declaração do Estado de Alarme, limitou-se a pôr ridículos remendos frente ao desmoronamento social e econômico em curso.
O governo estabeleceu mecanismos de controle social estritos da população, alguns deles com justificação mais do que duvidosa, ao passo que o capital continua a atuar em função dos seus lucros e contra a saúde da população, a começar pelos seus próprios trabalhadores e trabalhadoras.
As medidas econômicas anunciadas pelo governo do PSOE-PODEMOS no passado dia 17 de março, tal como ocorreu há uma década, põem em poder da banca e das grandes empresas a capacidade de decisão sobre os fundos públicos que, sem dúvida, vão empregar para resgatarem-se a si próprias. A oligarquia econômica e financeira, cujas empresas e bancos estão interpenetrados, não só se verá beneficiada por esta gigantesca emergência sanitária e social como é a banca que decidirá a que empresas concede créditos com o aval do Estado e a quais não concede.
Como mandam os cânones da luta de classes, o grande capital, com o governo “progressista” a seu serviço, mantém o cetro do poder, ainda mais aumentado, para beneficiar-se com o desastre da imensa maioria. Vejamos o mecanismo.
Dos 200 bilhões que se anunciam, 100 mil são avais do Estado que o governo põe em mãos dos bancos para que os administrem. Ou seja, são os bancos que avaliarão a solvência das empresas que os solicitarem e que decidirão a quais delas darão e a quais não darão, em função da sua capacidade de assegurar a devolução do crédito concedido. E sem nenhum risco, porque, se por acaso errassem na decisão e se verificasse o não pagamento, o Estado atuaria com o aval.
Existe alguma dúvida quanto a que empresas serão consideradas solventes, tendo em conta que os mesmos capitalistas são donos de bancos e grandes multinacionais? Haverá alguma possibilidade de que as mais de 150 mil pequenas empresas ou os mais de três milhões de autônomos que estão vendo afundar os seus negócios acessem majoritariamente esses créditos? É evidente que não.
Foi aos bancos, portanto, que foi concedida a enorme prenda de poder vender a sua matéria-prima, o dinheiro, dando créditos no valor da enorme soma de 100 bilhões de euros. E venderão seus créditos à taxa de juros “de mercado” quando o Banco Central Europeu (BCE) empresta a eles, e se emprestam entre si, à taxa zero ou inclusive negativa [10] .
A eles somar-se-ão os 750 bilhões do BCE para comprar “ativos públicos e privados”, ou seja, para insuflar essa enorme quantidade de dinheiro público mediante a compra de títulos às grandes corporações, enquanto o risco é assumido pelo BCE. Ou seja, a parte desses 750 bilhões que caiba à Espanha irá parar aos mesmos grandes bancos e às mesmas empresas multinacionais.
Quanto às medidas destinadas às necessidades mais prementes da classe operária, habitação, luz, gás, água, etc, são meros adiamentos de pagamentos de hipotecas e faturas, que se acumularão para depois. E caso nos esqueçamos, os credores são os mesmos grandes bancos e as grandes multinacionais.
O resto das medidas do governo que impliquem gasto irão incrementar a Dívida pública, essa que pagamos todos, sem que ao grande capital se tenha imposto qualquer fardo. Muito pelo contrário, como vimos. E o que mais veremos quando “para sair da crise” reclamem reduções, ainda mais, no Imposto de Sociedades e outros impostos diretos.
Na sua negligência criminal, porque há vidas a pagar por ela, o Executivo não assumiu medidas paliativas que foram adotadas por outros governos europeus, pelo menos durante do Estado de Alarme, como:
Proibição absoluta de demissões neste período, como na Itália e Grécia, declarando nulo qualquer demissão que se verifique. Na Itália, cada autônomo receberá um abono de 600 euros em março e abril. Na Grécia o Estado dará 800 euros em abril àqueles que tiverem perdido seu emprego. Na Dinamarca, o Estado pagará 75% dos salários de empresas em risco de crise em contrapartida de não haver demissões. Na França, moratória no pagamento de aluguéis às PMEs, que além disso não pagarão água, luz ou gás. Na Alemanha, até há pouco gendarme da austeridade na UE, será utilizado o banco público KfW para usar os 550 mil milhões de euros em empréstimos às empresas durante a crise e serão usadas ajudas públicas para que não haja demissões.
Neste quadro resumem-se as medidas adotadas por alguns países. Como se pode ver, a Espanha está na cauda das ajudas se tivermos em conta as aprovadas até 22 de março último
Estado | % Total ajudas/PIB | % Ajudas directas/PIB |
Alemanha | 22% | 19,09% |
Itália | 20,98% | 1,40% |
Reino Unido | 17,21% | 1,36% |
França | 14,26% | 1,86% |
EUA | 12,15% | 4,86% |
Espanha | 9,40% | 1,37% |
Fonte: recopilação de anúncios governamentais (22 de março) Carlos Sanchez Mato [11]
Fonte: recopilação de anúncios governamentais (22 de março) Carlos Sanchez Mato [11]
Como se pode ver, até na Itália, com um governo de direita, as medidas de choque social superam amplamente as aprovadas pelo governo espanhol.
Conclusão urgente: pôr o salvamento do povo no posto de comando
Por muito que queiram ocultar, sob o sinistro manto do Coronavírus, é evidente que a pandemia foi só o detonador de uma nova crise, de muito maior envergadura e menos margem de manobra que aquela de uma década atrás, e que já estava em avançado estado de gestação.
Esta conclusão não tem interesse só para economistas. É indispensável saber que quando a emergência sanitária se atenuar estaremos em meio à mais gigantesca crise social e econômica que se recorda.
Os dados já são alarmantes: 50 mil demissões diárias, 760 mil pessoas somaram-se a uma paralisação (temporária?). Na semana passada perderam-se mais empregos do que em todo o ano de 2019 e a cara da fome sem paliativos surge com intensidade progressiva nos bairros operários.
O governo, como se viu, não abordou as responsabilidades essenciais que lhe cabem perante uma situação de grave emergência como a atual. Nem sequer quando já se ouvem os estalidos da derrocada foram incluídos nas decisões do Conselho de Ministros de 24 de março migalhas como a moratória ou ajudas ao pagamentos de aluguéis ou a proteção social mais ampla (fala-se em 70% da base reguladora) para as trabalhadoras do lar quando são milhões as mulheres, chefes de família, na economia submersa e que ficam sem nada ao perder o trabalho devido ao Coronavírus.
O Governo de Coligação mostra com cada vez mais clareza de quem recebe as ordens e o Podemos continua a somar batalhas perdidas a mostrar que não serve senão para dar uma imagem “progressista” no relato, não nos fatos. Enquanto isso, cada vez mais setores da classe trabalhadora vão descobrindo na sua própria pelo que não se pode continuar assim.
O conto de que não se pode fazer outra coisa senão salvar banqueiros e grandes capitalistas já não é comprado por ninguém, sobretudo depois de haver comprovado como o Rei Emérito é provavelmente o maior ladrão do reino e isso quando a competição é árdua.
As dimensões do desastre não podem ser enfrentadas senão com medidas que considerem as causas, não apenas os sintomas, e que devem constituir o programa básico de uma Frente para salvar o povo.
1. Nacionalização de todos os recursos sanitários e planificação do seu funcionamento a serviço das necessidades de saúde da população e da proteção eficaz daqueles que estão na primeira linha: os trabalhadores e trabalhadoras de todo o sistema sanitário.
2. Paralisação da atividade em todos aqueles setores não indispensáveis para a sobrevivência e intervenção das empresas produtoras de recursos sanitários, incluídas as farmacêuticas.
3. Intervenção em todas as grandes empresas de produção e distribuição para impedir a fuga maciça de capitais que já se verificam e declarar a função social das empresas estratégicas.
4. Expropriação da banca que parasita o resto da sociedade. Recusa a pagar a Dívida, criada em boa parte ao transferir dinheiro público à banca, e não aceitar os limites do gasto público impostos pela UE.
Só com estes instrumentos se pode abordar o objetivo essencial:
5. Planificação racional da economia em função das necessidades sociais.
Em definitivo, o que é incontornável é a necessidade de sair da barbárie de um funcionamento social destinado com mão férrea a assegurar o incremento permanente dos lucros de grandes capitalistas, à custa da miséria, da saúde, da repressão e da vida daqueles que, precisamente, criam suas riquezas.
Junto a estas medidas inescapáveis, cuja urgência irá crescendo a cada dia, surge a necessidade de construir o poder capaz de mostrar o caminho à mobilização popular que sem dúvida se produzirá após esta fase de confinamento e catatonia e, em definitivo, levá-las a cabo. Com base nestas colocações programáticas, enunciadas de uma maneira ou de outra, é preciso construir uma Frente destinada à salvação do povo, a partir do acordo político de organizações e da construção de poder popular a partir da base.
A história nos ensina que nos momentos de crise grave é que se veem as coisas com mais clareza e chegou o momento de pôr mãos à obra.
26/Março/2020
[1] https://intersindicalaragon .
[2] Como se recorda, a Dívida Pública triplicou em sete ano. Passou de 37% do PIB em 2007 para 100% em 2014. A rubrica mais importante pela qual se verificou este incremento espectacular foi a transferência aos grandes bancos de dezenas de milhares de milhões de dinheiro público que, como é sabido, perante a passividade absoluta do governo, nega-se a devolver.
Precisamente neste lapso de crise social agudíssima, em 2011, o PSOE e o PP reformaram o artigo 135 da Constituição, para juntamente com o Tratado de Estabilidade da UE considerar seu pagamento como prioridade absoluta frente a qualquer outra necessidade. Até à data esta consideração continua a ser a mesma.
[3] https://byzness.elperiodico .
[4] https://www.elsaltodiario.com/
[5] https://www.elplural.com/
[6] https://cadenaser.com/ser/
[7] https://www.europapress.es/
[8] https://www.elconfidencial .
[9] https://www.rtve.es/noticias/
[10] https://www.lavanguardia.com/
[11] https://elmundoencifras.es/
O original encontra-se em www.redroja.net/…
Este artigo encontra-se em https://resistir.info/