Cuba reforça a batalha contra o COVID-19

imagemDíaz-Canel ratificou a vontade do governo de continuar trabalhando, junto com o povo, para reduzir o risco de transmissão em massa da doença. Foto: Estudios Revolución

Na reunião presidida todas as tardes pelo presidente da República e pelo primeiro-ministro, foi relatado que o país entrou no estágio de transmissão autônoma limitada, reforçando as medidas implementadas e adotando novas.

Autor: Leticia Martínez | informacion@granma.cu

Cuba entrou na fase de transmissão autônoma limitada do Covid-19, como foi anunciado na terça-feira, 7 de abril, na reunião que o presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz lideram todas as tardes, a fim de acompanhar o plano aprovado pelo governo cubano para a prevenção e controle do novo coronavírus na Ilha, onde já foram confirmados 396 casos.

Esta etapa, explicou o ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal Miranda, é declarada «ao confirmar casos em que não foi possível estabelecer um vínculo com viajantes vindos das áreas afetadas, e estão limitados a pequenos conglomerados em localidades ou instituições no país».

Os eventos ativos da transmissão local são em Consolación del Sur, Pinar del Río; Florencia, em Ciego de Ávila; Flórida, em Camaguey, e Gibara, em Holguín; uns 33 casos no total.

A esse respeito, o chefe de Estado assinalou que muitas das medidas correspondentes a esta etapa já foram avançadas na fase pré-epidêmica anterior. «Agora, vamos propor como uma nova decisão», indicou, «que todos os locais onde haja transmissão local entrem em quarentena; portanto, o Estado-Maior Nacional da Defesa Civil deve dar todas as indicações aos Conselhos de Defesa».

Em suas palavras, Díaz-Canel confirmou «a vontade de nosso governo de continuar trabalhando, junto com todas as nossas instituições, organizações de massa e, é claro, junto com nosso povo, para continuar reduzindo o risco de transmissão em massa dessa doença».

Em particular, o presidente referiu-se às duas motivações que marcaram o dia 7 de abril: o 90º aniversário do nascimento de Vilma Espín, fundadora da Federação das Mulheres Cubanas, «organização em que há uma força importante em nossa sociedade, apoiando diretamente o confronto com a pandemia» e o Dia Mundial da Saúde, que celebra a criação da Organização Mundial da Saúde em 1948, e é dedicado este ano à Enfermagem.

«Devemos enfatizar», disse, «que as enfermeiras estão travando uma batalha muito importante, e na Enfermagem as mulheres são uma força majoritária e indispensável».

«É justo que, em meio a toda a complexidade da situação», disse o presidente, «também possamos comemorar essa data e parabenizar enfermeiras, enfermeiros, médicos e profissionais de saúde em geral e, além disso, reconhecer o exemplo de alcance global que a saúde cubana está dando».

Em contraste, enfatizou, «ainda precisamos criticar aqueles que continuam relutantes em cumprir a disciplina necessária para manter a curva da doença o mais plana possível».

«Eu sei que existem muitas pessoas que confiam que a vacina aparecerá de repente e que as coisas serão resolvidas com ela». No entanto, Díaz-Canel esclareceu: «a primeira coisa com que nos temos que vacinar é a única coisa que temos até agora: disciplina, cooperação e solidariedade. Essa é a vacina desta época e a que pode nos levar ao sucesso no enfrentamento da pandemia», garantiu.

«E também seremos vacinados contra a desinformação e a neurose que notícias falsas que circulam nas redes, nos anúncios apocalípticos, podem gerar».

«Há um enxame anexacionista», disse o presidente da República, «que como sempre está nas redes sociais tentando espalhar incertezas e pânico».

«Queremos ratificar, mais uma vez, que nosso país tem uma poderosa rede de mídia pública da comunicação social que nos dias de hoje demonstrou seu profissionalismo, sua paixão e sua absoluta dedicação ao ofício da informação e ao dever de aliviar as ansiedades lógicas que nosso povo tem atualmente».

Nosso governo, enfatizou o chefe de Estado, «está cumprindo sua responsabilidade de oferecer, por esses meios, todas as informações disponíveis, com ações imediatas, transparência e sem medo. Chega de acreditar naqueles que estão constantemente tentando questionar a veracidade do que está acontecendo. Não estamos escondendo nenhum caso, todos aqui foram informados de maneira limpa, no momento em que ocorreram».

Díaz-Canel convocou novamente as organizações de massa «para continuar aumentando o nível de participação na comunidade, porque sua contribuição é vital na busca de idosos que moram sozinhos, na solidariedade entre vizinhos, em apoio ao trabalho de consultórios médicos e pesquisadores, e em todas as atividades que, em nível social, podemos facilitar a realização com a máxima ordem e disciplina».

O presidente da República mencionou a necessidade de todas as pessoas serem francas nas investigações. «A vida está nos dizendo que, quando alguém oculta informações sobre sua saúde, podemos lamentar a perda de uma vida e podemos lamentar outras vidas que são colocadas em risco».

«Esconder informações úteis para a saúde nas circunstâncias atuais pode ser letal, portanto, é uma responsabilidade que todos devemos assumir», acrescentou.

«É preciso relatar detalhadamente a situação real de saúde que cada um possui; vamos todos nos salvar, salvando a verdade. Com a verdade, podemos nos salvar. E não vamos fazê-lo apenas pela saúde individual de cada um, vamos fazê-lo pela saúde daqueles que nos rodeiam e porque os milhares de homens e mulheres que trabalham e se arriscam todos os dias para sustentar a vida do país e a economia e acelerar o fim da pandemia merecem isso».

Este não é um pedido, esclareceu, «é uma obrigação que devemos assumir com responsabilidade como cidadãos e que devem nos ajudar a cumprir isso nossas instituições da ordem interna, que estão desdobradas junto com o povo, nestes dias difíceis».

A partir do estágio de transmissão autônoma limitada em que o país entra, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz se referiu a um novo conjunto de medidas para facilitar o isolamento físico. Entre eles, mencionou a suspensão da venda de bebidas alcoólicas para consumo em centros gastronômicos, embora a venda para levar para a casa seja mantida. Esses centros encerram o serviço de salão e preparam alimentos apenas para consumir fora das instalações e, assim, evitam aglomerações.

O transporte urbano de passageiros também será reordenado, limitando o número de pessoas por ônibus, para manter a distância adequada. «Da mesma forma», disse Marrero Cruz, «uma análise será realizada sobre as atividades de trabalho do país, que não são essenciais para determinar sua cessação, mantendo aquelas com maior impacto na economia nacional, como a produção de alimentos».

O primeiro-ministro acrescentou que, ao mesmo tempo, serão tomadas medidas mais rigorosas ao lidar com ilegalidades e comportamentos que, em meio à pandemia, colocam em risco a vida das pessoas.

Na reunião, as mais altas autoridades das províncias de Matanzas e Ciego Ávila relataram, por videoconferência, o trabalho realizado por seus conselhos de defesa para enfrentar o novo coronavírus.

Do território ocidental, onde foram confirmados 38 casos, Díaz-Canel perguntou sobre medidas para ordenar as filas e fornecer atendimento diferenciado aos idosos, «uma tarefa principal», disse, «que é de responsabilidade dos assistentes sociais».

No caso particular de Ciego de Ávila, onde há uma situação complicada com 48 pacientes confirmados por Covid-19 e especificamente 12 no município de Florencia, o presidente enfatizou a irresponsabilidade de um grupo de pessoas que realizou uma festa quando isso era proibido.

«Essas são as coisas que estão acontecendo na vida real», disse, «e elas nos mostram para onde a irresponsabilidade pode ir. Daí o chamado, novamente, à disciplina, porque «cada um depende de todos», reiterou.