Em defesa do SUS e da vida do povo trabalhador

imagemVacina para todos já!

Nota Política do PCB/RJ

O povo trabalhador morador da cidade do Rio de Janeiro está sofrendo com o descaso, negligência e as ações criminosas dos governos empresariais. Se não bastassem 4 anos de um governo municipal anterior que sucateou os serviços públicos de saúde e demitiu trabalhadores do SUS, a prefeitura de Eduardo Paes segue a mesma linha de “cidade negócio para os ricos” e de abandono dos serviços públicos e da população trabalhadora em plena pandemia.

A cidade do Rio perdeu mais de 17 mil pessoas mortas por covid-19, uma das maiores taxas de letalidade da doença no país, e mesmo assim, a prefeitura do DEM e aliados publicou um decreto que favorece aglomerações ao suspender medidas necessárias ao isolamento social.

Na contramão de implantar ações para a preservação da vida do povo, a prefeitura fechou uma UPA municipal que atendia 400 pessoas por dia na favela de Manguinhos, desativou um hospital de campanha quando havia mais de 150 pessoas na fila para internação e há mais de 400 leitos parados nos hospitais públicos da cidade, não pagou os salários e os direitos trabalhistas de profissionais de saúde contratados e servidores municipais que seguem na linha de frente, atrasou o pagamento da bolsa Rio que é uma importante renda para usuários dos Centros de Atenção Psicossociais e vacinou menos de 1% da população residente no município.

A prefeitura de Paes também expõe os idosos à pandemia, pois ao invés de recompor a força de trabalho na Estratégia de Saúde da Família e priorizar a imunização através das visitas domiciliares, recomenda que os idosos compareçam às unidades de saúde para se vacinarem!

Ainda no Rio de Janeiro, vivemos o abandono e sucateamento dos hospitais federais, com falta de manutenção, ausência de concurso público e escassez de equipamentos, o que impediu o Hospital Federal de Bonsucesso de possuir um gerador e em um pico de luz comprometer mais de 700 unidades de vacina contra a Covid-19.

Enquanto o povo trabalhador precisa de vacina, de renda, e de emprego e de melhores condições de vida, a gestão municipal retomou as privatizações através das Organizações Sociais de Saúde, ampliando as terceirizações e aprofundando a precarização do trabalho.

Há notícias de trabalhadores do setor saúde que não estão conseguindo se vacinar e que atuam na linha de frente, nos serviços residenciais terapêuticos do SUS e no cuidado intradomiciliar, como as cuidadoras.

As condições de vida da classe trabalhadora só pioram e com isso a sua saúde também: nos bairros do subúrbio e favelas da cidade a água está com o odor, sabor e coloração alterados, indicando mais uma vez a presença de geosmina, efeitos da devastação ambiental, do modo de produção capitalista que destrói a natureza e a privatiza.

A saúde da população trabalhadora precisa ser prioridade!

É com indignação e organização que o PCB segue nas lutas contra as opressões impostas ao povo trabalhador pelas classes dominantes.

VACINA PARA TODOS JÁ!

Em defesa do SUS e para além dele!
Avante na construção do Poder Popular e pelo Socialismo!

Partido Comunista Brasileiro – Comitê Regional

Categoria
Tag