PCB-RJ lança Eduardo Serra pré candidato a governador

imagem

O Partido Comunista Brasileiro (PCB), que neste mês completa 100 anos de existência, lançou no dia 7 de março a pré-candidatura de Eduardo Serra, dirigente estadual e nacional do PCB, a governador do Estado do Rio de Janeiro. Serra é professor da Escola Politécnica e no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ. O evento foi realizado na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e contou com a presença da camarada Sofia Manzano, pré-candidata do Partidão à Presidência da República.

O auditório teve a presença massiva de jovens representados por Camila Sayão da União da Juventude Comunista (UJC), que saudou a pré-candidatura de Serra. Também fizeram saudações Débora Buonicore, do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, Gustavo Monlevad, do Coletivo LGBT Comunista, Ruggeron “Rugg”, do Coletivo Negro Minervino de Oliveira e Bianca Novaes, da Corrente Sindical Unidade Classista. Também falaram e lançaram suas pré-candidaturas a deputados os militantes comunistas Mariana Nogueira, Gabriel Marques e Gustavo Pedro.

Reforçando a mobilização e a construção da Frente de Esquerda contra a ameaça fascista representada pelo governo Bolsonaro, saudaram a pré-candidatura de Serra o presidente do Diretório Municipal do PSOL, Juan Leal, a presidente do Diretório Estadual da Unidade Popular (UP), Juliete Pantoja, e o companheiro Marcelo Edmundo, da Central de Movimentos Populares.

Em sua fala, Sofia Manzano fez uma breve análise sobre o capitalismo brasileiro e a conjuntura política nacional e enfatizou a necessidade de mudanças profundas, como: a retomada do papel do Estado, a reestatização de empresas estratégicas, o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Teto de Gastos e a adoção de políticas econômicas e sociais anticapitalistas, voltadas para a superação das desigualdades. Sofia falou ainda das eleições como parte da luta maior pela construção do socialismo e da importância de desenvolver a campanha junto à classe trabalhadora.

O pré-candidato Eduardo Serra resgatou a história recente de governos de direita, neoliberais e corruptos no Rio de Janeiro e descreveu o quadro atual de desemprego, miséria, desindustrialização, caos e destruição dos sistemas públicos de transporte, segurança, saúde e educação. Serra destacou a enorme desigualdade entre classes sociais, bairros e regiões do Estado no acesso à infraestrutura urbana, aos serviços públicos e às decisões políticas como um quadro causado pela exploração capitalista.

Eduardo reiterou que sua pré-candidatura representa uma alternativa comunista para enfrentar os graves problemas do Estado e que ela se opõe a todas àquelas já lançadas e alinhadas ao bolsonarismo em todas as suas matizes. E que o programa anticapitalista apresentado pelos comunistas para o Estado do Rio de Janeiro pressupõe a participação da população trabalhadora nas decisões de governo.

O pré-candidato do Partidão ao Governo do Estado finalizou sua fala apontando que a participação nas eleições é sim muito importante, mas que essa atuação comunista faz parte da luta por transformações profundas: é parte de um processo maior de mudança, da luta pelo Socialismo.

O ato encerrou-se com a plateia entusiasmada gritando em coro “De norte a sul e no país inteiro: Viva o Partido Comunista Brasileiro!” e entoando A Internacional.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10159336920024667&id=711899666

Categoria
Tag