Cai a máscara da “cidade integrada” de Cláudio Castro
CAI A MÁSCARA DA “CIDADE INTEGRADA” DE CLÁUDIO CASTRO – MÁSCARA SUJA DE SANGUE DE FAVELADO!
Nota Política do PCB-RJ
Na noite de 25/04, um jovem morador da favela do Jacarezinho foi baleado no peito por agentes da Polícia Militar. De acordo com familiares, ele estava sentado em uma calçada quando foi abordado pelos agentes e atingido no peito. Não havia operação policial ou troca de tiros na região no momento em que o jovem foi baleado.
O jovem Jhonatan Ribeiro de Lima foi levado pelos próprios moradores para a Unidade de Pronto Atendimento de Maguinhos, na mesma região, mas não resistiu. “Executaram o meu filho no meio da rua!”, disse a mãe de Jhonatan Ribeira Lima, que também alega que a polícia saiu sem prestar assistência.
Mais esse crime do Estado contra a população pobre, preta e favelada desmascara a falácia e a hipocrisia do recém lançado programa “Cidade Integrada” do governador bolsonarista Cláudio Castro: foi exatamente no Jacarezinho que o governador posou de bom moço, reuniu-se com moradores, fingiu dar ouvidos às suas queixas e implantou uma ocupação policial vendida como ”pacificadora”, mas que dia após dia só se mostra ainda mais assassina.
Por trás de um discurso pseudodemocrático de “ouvir a comunidade”, continua a mesma lógica genocida do discurso de “guerra às drogas”, que na verdade é guerra aos pobres: só serve para justificar o genocídio da população negra pobre e favelada, não reduz o tráfico nem o consumo de drogas e enriquece ainda mais os fabricantes de armas.
É inadmissível que continue essa política de segurança genocida e que trata os moradores de forma absolutamente discriminatória de acordo com a renda e o CEP: hoje, a PM nos bairros nobres existe para “servir e proteger”, enquanto que nos bairros pobres e nas áreas proletárias do bairros nobres a função da PM é vigiar, punir e matar.
O PCB defende o fim da Polícia Militar, mas não apenas isso. No nosso programa, propomos que sejam extintas as duas polícias atuais e criadas duas novas instituições policiais: uma polícia civil judiciária cidadã, de caráter investigativo, e uma guarda civil uniformizada e desmilitarizada, ambas submetidas ao controle dos órgãos de Poder Popular.
FIM DA GUERRA ÀS DROGAS!
NÃO AO GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA POBRE E FAVELADA!
JUSTIÇA PARA JONATHAN, KATHELEEN, ÁGATHA E TODAS AS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DO ESTADO NO RJ!
Partido Comunista Brasileiro
Comissão Política Regional/RJ