Repúdio ao golpismo nas eleições da reitoria da UFBA!

imagem

Nota Política do Comitê Regional do PCB da Bahia

Contra as investidas golpistas de Fernando Conceição nas eleições para a Reitoria da UFBA

Diante dos recentes acontecimentos envolvendo as eleições para a reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Partido Comunista Brasileiro – Bahia (PCB/BA) vem, através dessa nota, criticar e repudiar publicamente o candidato e professor Fernando Conceição, em sua flagrante tentativa de abalar e deslegitimar o processo democrático das eleições para a reitoria dessa universidade. Pontuamos que a conduta do referido candidato se configura em manobra golpista às instituições democráticas da UFBA e num atentado à autonomia da Universidade e sua comunidade.

Historicamente, na UFBA, é feita uma votação com voto direto dos três setores, acompanhada pelas entidades representativas desses segmentos na universidade, a saber, Sindicato dos professores (APUB), Sindicato dos Técnicos-administrativos (ASSUFBA) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Após as eleições são encaminhados os nomes das chapas mais votadas para a formação de uma lista tríplice encaminhada ao Presidente da República, que então, nomeia como Reitor(a) o/a candidato/a mais votado/a.

O candidato Fernando Conceição pressiona para ter seu nome garantido na lista tríplice, no intuito de ser nomeado por Bolsonaro como interventor, a despeito do resultado das eleições. Em verdade, a própria existência da lista tríplice é um instrumento criado na ditadura e utilizado como forma de cerceamento à democracia, o que afronta a autonomia da comunidade universitária em escolher seus representantes de forma livre e direta.

Portanto, nosso Partido defende a abolição da lista tríplice e a instituição do voto democrático direto, representativo de todos os segmentos da Universidade, avançando ainda no debate sobre a inclusão dos terceirizados e de pós-graduandos.

Nos posicionamos também frente às tentativas do filofascista Fernando Conceição em cooptar lutas fundamentais da classe trabalhadora brasileira, como a luta antirracista, na intenção de subverter suas pautas em torno de interesses pessoais e escusos, ao invés da defesa da população negra e da luta antirracista. As tentativas fracassadas por parte de Fernando Conceição e aliados na instrumentalização da questão racial para manobras antidemocráticas e antipopulares se mostra como um anti-antirracismo, indo na contra-mão da luta histórica e fundamental do movimento negro. Acrescentamos que, desta luta, nosso partido participa, compõe e constrói quotidianamente, por sermos parte da classe trabalhadora negra e indígena deste país.

A movimentação cínica de Fernando Conceição se mostra, também, como uma afronta à memória e às lutas históricas da Universidade Pública. Representa de fato uma deslegitimação das nossas tradições democráticas, remexendo um entulho jurídico ditatorial para poluir o processo eleitoral. Nossa integridade política, no que tange à abolição da lista tríplice, nos leva a legitimar a posição da Universidade em enviar somente o nome da chapa mais votada. Isto significa garantir a primazia das eleições democráticas frente a qualquer tentativa de amordaçar a universidade, a partir da instauração de interventores, apoiadores diretos ou velados e que dão sustentação ao Governo fascista de Jair Messias Bolsonaro.

O Governo Bolsonaro, desde 2019, em seus anseios ditatoriais, vem interferindo diretamente nas escolhas dos/as Reitores/as das instituições federais. Repudiamos veementemente esta e todas as outras tentativas de intervencionismo. Assim, o PCB se soma na luta da Comunidade Universitária, junto ao Movimento Por Uma Universidade Popular (MUP), à União da Juventude Comunista, à Unidade Classista e a todos os movimentos de luta que se contrapõem aos anseios golpistas ensaiados por Fernando Conceição et caterva.

Convocamos, assim, nossa militância na UFBA e toda a comunidade universitária a se posicionar perante essa aventura golpista. Conclamamos a toda a comunidade que se engaje nessa luta, e não toleraremos quaisquer tentativas de nos dobrar a jagunços intervencionistas.

Pela democracia universitária, pelo poder popular e contra todo tipo de golpismo!

Não passarão!

27 de abril de 2022
Partido Comunista Brasileiro – Bahia

Foto: Jornal Correio da Bahia

Categoria
Tag