Solidariedade Militante ao Partido Comunista da Venezuela (PCV)!
Nota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)
O Partido Comunista Brasileiro (PCB), vem a público denunciar mais um ataque violento perpetrado pelo governo de Nicolás Maduro contra o histórico, heroico e combativo Partido Comunista da Venezuela – PCV.
Não é de hoje que o governo Maduro, afastando-se das diretrizes socialistas propostas pelos revolucionários venezuelanos, vem implementando políticas liberais burguesas, contra os interesses do povo. Para tal, a investida principal do Partido Socialista Unificado da Venezuela – PSUV (liderado por Maduro) é contra o PCV, principalmente após a realização de seu exitoso XVI Congresso de 2022, em que os comunistas reafirmaram sua consequente política de independência de classe e de enfrentamento à política liberal e anti povo do governo Nicolás Maduro.
Diante da coesão e forte unidade interna do PCV, a direção do PSUV contratou mercenários e disfarçou alguns de seus militantes que se “vestiram” com os símbolos dos comunistas, como o Galo Vermelho, para ludibriar a opinião pública e dizer que há um descontentamento nas bases do Partido Comunista da Venezuela, utilizando-se de falsas assembleias financiadas pelo governo Maduro, com objetivo de criar uma “crise” falaciosa que possibilitasse uma intervenção jurídica no Partido Comunista.
Nessa sexta feira, 11 de agosto, os magistrados do Supremo Tribunal de Justiça decidiram por aceitar um recurso de um grupo de pessoas que não pertencem às fileiras do PCV, e que não possuem nenhuma idoneidade moral, política e legal que os legitime a falar em nome do PCV.
Com essa atitude, o Supremo Tribunal de Justiça venezuelano atenta não somente contra os direitos do PCV, mas fundamentalmente contra os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do país. Essa medida arbitrária, sem precedentes na história política e jurídica da Venezuela revela o caráter autocrático, antidemocrático e reacionário do governo de Nicolás Maduro.
A Direção Nacional do PCV articula uma resposta política, assentada nos interesses da classe trabalhadora e prepara ações jurídicas nacionais e internacionais para defender os direitos inalienáveis do povo trabalhador venezuelano, e de continuidade da organização das forças políticas populares, operárias e camponesas, visando fortalecer o campo socialista que possibilite uma saída revolucionária da crise do capitalismo venezuelano.
Todo Apoio Solidário e Militante ao Partido Comunista da Venezuela!
Viva o Povo Trabalhador da Venezuela!
Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundado em 25 de março de 1922