Solidariedade ao deputado Oscar Figuera do PCV!

Nota Política do Partido Comunista Brasileiro – PCB

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público manifestar seu protesto e indignação contra mais uma medida arbitrária do governo de Nicolás Maduro contra o nosso partido-irmão, o Partido Comunista da Venezuela (PCV), uma organização que ao longo de décadas tem dedicado o melhor de seus esforços na luta pelos direitos da classe trabalhadora venezuelana e pelo socialismo na Venezuela.

A contínua perseguição política e judicial ao PCV se apresenta como arma para tentar calar a oposição, especialmente os seguimentos de lutadores e lutadoras comprometidos/as com a classe operária e os setores populares venezuelanos, que vêm denunciando os compromissos do Governo com a agenda neoliberal.

Trata-se de mais uma odiosa uma perseguição. Além de tentar cassar a legalidade do PCV, mediante a utilização de um mercenário a soldo do PSUV, o que é um absurdo em qualquer regime pretensamente democrático, agora o governo Maduro prepara um novo assalto contra o PCV, buscando cassar o mandato de deputado de seu secretário-geral, Oscar Figuera.

Vale lembrar que que, desde a instalação do mandato legislativo em 2021, o presidente da Assembleia, Jorge Rodriguez, membro da cúpula do PSUV, nega sistematicamente o direito à palavra do deputado Oscar Figuera, violando a Constituição e as liberdades democráticas. Além disso, o governo proíbe a divulgação das posições dos comunistas nos meios de comunicação locais.

O PCB apela às forças progressistas e revolucionárias que manifestem ampla solidariedade ao PCV e condene as medidas autoritário do governo Maduro. O inimigo é o imperialismo, não os comunistas, sr. Maduro! Pare as perseguições!

Rio de Janeiro 15 de janeiro de 2024

Comitê Central do PCB

 

Camaradas y amigos,

El Partido Comunista Brasileño (PCB) viene através de este pronunciamiento público solidarizarse con el Partido Comunista de Venezuela (PCV) frente a las repetidas investiduras del Gobierno venezolano para alejar al Partido de sus derechos políticos.

La continua persecución política y judicial al PCV se muestra como arma para callar la oposición y especialmente los seguimientos de luchadores y luchadoras comprometidos con la clase obrera venezolana, que han denunciado los compromisos del Gobierno con la agenda neoliberal.

El Gobierno Maduro (PSUV) pone en marcha una odiosa búsqueda de cercenar a los derechos políticos del PCV, y se utiliza de un mercenario para anular la legalidad del Partido. En el más nuevo ataque, ha empezado un intento de destituir al Deputado Oscar Figuera, quien es también Secretario general del PCV. La persecución que se inició en 2021 con la negativa del derecho de voz al Deputado en la Asemblea, encuentrase ahora en una situación aún más dramática, con los intentos de destitución de Figuera.

Desde Brasil seguimos juntos con la clase obrera venezolana, y con nuestro Partido hermano, el PCV, con suas luchas contra el imperialismo estadounidense y al mismo tiempo contra un Gobierno que capitula ante el grande Capital y elige a los revolucionarios como adversarios.

Comité Central del Partido Comunista Brasileño – PCB.