Modesto da Silveira: advogado dos perseguidos políticos
Modesto da Silveira em 1985. Reprodução
Nascido em Uberaba-MG no dia 23 de janeiro de 1927, Antônio Modesto da Silveira foi militante do PCB desde os 18 anos de idade. Em razão da clandestinidade imposta pela repressão ao Partido, foi deputado federal pela legenda do antigo MDB, entre 1978 e 1982. Sempre lutou, como ativista político e advogado, pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Durante o período da ditadura empresarial-militar, Modesto foi um dos mais importantes advogados de presos e desaparecidos políticos contra a arbitrariedade e a violência política predominantes na época. Participou intensamente de todas as lutas contra a ditadura e foi um dos principais articuladores da Lei da Anistia, aprovada em 1979. Defensor incansável dos Direitos Humanos, trabalhou com afinco na Comissão Nacional da Verdade.
Em 1992, afastou-se da militância partidária orgânica, após a divisão que resultou de vã tentativa de liquidar o Partido Comunista Brasileiro. Mas, desde então, acompanhou de perto o Partido como um grande amigo e simpatizante, participando ativamente de várias iniciativas desenvolvidas pelos comunistas brasileiros.
Que seu exemplo de coerência e luta permaneça como uma forte referência para os militantes comunistas e para todos os que lutam por igualdade e justiça social, contra todos os tipos de opressão e em defesa do socialismo.
Faleceu em 22 de novembro de 2016, aos 89 anos. Em 2017 a OAB/RJ rebatizou o antigo Salão Nobre da entidade, dando o nome de Plenário Antônio Modesto da Silveira. Também, em sua homenagem, o PCB denominou de Rede Modesto da Silveira o espaço orgânico que congrega todos os profissionais do Direito vinculados ao Partido.
Coordenação Nacional da Rede Modesto da Silveira
PCB – Partido Comunista Brasileiro