Campanha pelo embargo militar a Israel

Nesta semana, em diversas cidades brasileiras, através dos Comitês de Solidariedade à Palestina, está ocorrendo a campanha pela suspensão dos acordos militares Brasil – Israel.

A campanha acontece em meio aos 60 dias de suspensão da assinatura do contrato de licitação do projeto VBC OAP 155 mm SR, avaliado em quase R$1 bilhão, entre o Exército Brasileiro e a empresa israelense Elbit Systems, para a compra de 36 viaturas blindadas de obuseiros 155 mm.

Durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022), foram firmados esses acordos bilionários com o Estado sionista de Israel e atualmente estão sendo mantidos pelo Governo Lula. Eles prevêem compra ou venda de armas, munições e outros equipamentos militares, além de softwares e tecnologias ligadas ao setor de segurança, de acordo com os Projetos de Decreto Legislativo 228/2021 e 554/2021.

Em suma, o Estado brasileiro vem patrocinando a máquina de genocídio contra o povo palestino, além de manter laços com empresas que apoiam abertamente o sionismo, a política de apartheid social e o colonialismo contra o povo palestino.

O PCB e seus Coletivos apoiam a luta pelo rompimento de todos os acordos militares, acadêmicos, econômicos, entre outros, com Israel e se somam na campanha internacional de Boicote, Desinvestimento e Sanções ( BDS) contra o Estado sionista de Israel.

Partido Comunista Brasileiro
Comissão Política Nacional