Solidariedade à Ocupação Gregório Bezerra II
O PCB vem manifestar seu apoio e solidariedade às famílias da Comunidade Gregório Bezerra II, em Jaguaruana, Ceará, que retomaram o controle do território da fazenda Baquit, latifúndio abandonado há anos e pertencente à família do deputado estadual Osmar Baquit.
Essas famílias vinham sendo ameaçadas com a presença de jagunços armados desde o dia 14 de julho. A situação segue tensa, pois a morosidade da Justiça em desapropriar o latifúndio improdutivo e abandonado há anos alimenta as ações paramilitares e terroristas de latifundiários locais, que seguem tentando intimidar os(as) trabalhadores(as) rurais que ocupam a fazenda.
A luta pela reforma agrária é histórica e necessária e, apesar de muitas promessas, o Brasil ainda continua sendo um dos países com maior concentração de terras e desigualdade no mundo.
A luta da Ocupação Gregório Bezerra II é a luta pelo direito a uma vida digna daqueles e daquelas que reivindicam o território para produzir alimentos e não para especular.
O Partido Comunista Brasileiro está comprometido com a resistência da classe trabalhadora no campo e na cidade, contra tudo aquilo que alimenta e reproduz a exploração, a miséria e a desigualdade social, consequências do sistema capitalista e das ações da burguesia e dos governantes de plantão.
Em uma conjuntura de tantas capitulações e conciliações, os(as) trabalhadores(as) rurais da Ocupação Gregório Bezerra II nos dão o exemplo de coragem e determinação necessárias para enfrentar e superar a lógica perversa da concentração de terras no Brasil!
Toda solidariedade à OPA (Organização Popular), aos trabalhadores e trabalhadoras da Ocupação Gregório Bezerra II!
“Façamos nós com nossas mãos, tudo aquilo que nos diz respeito”
Ousar Lutar!
Ousar Vencer!
#OcupaçãoGregórioBezerra #ReformaAgrária #PoderPopular #PCB102anos #Jaguaruana