Contra a ocupação e a guerra genocida!

Solidariedade aos povos palestino e libanês!

Declaração conjunta dos Partidos Comunistas e Operários

Nós, os partidos comunistas e operários abaixo assinados, expressamos por este meio a nossa mais forte condenação à escalada dos crimes israelenses contra os palestinianos, os libaneses e todos os povos do Oriente Médio.

Após meses de guerra genocida contra Gaza, que resultou na morte de dezenas de milhares de civis – incluindo 12 mil crianças – e na destruição maciça das suas escolas, hospitais e infraestruturas, assistimos agora a uma nova fase de agressão assassina no Líbano e o início de uma invasão em larga escala do país. Isto levou a uma catástrofe humanitária ao longo das últimas semanas, resultando no martírio de mais de 2.000 cidadãos libaneses, no ferimento de mais de 10.000 e no deslocamento de cerca de 1,2 milhões de cidadãos que foram forçados a abandonar as suas casas, procurando abrigo noutros locais e regiões, bem como nas ruas e em carros e tendas.

Os assassinatos do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, e do secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em Beirute, resultaram em ataques retaliatórios de mísseis por parte do Irã contra alvos israelenses. Acreditamos que estas ações agressivas e crimes conduzidos pela entidade sionista, com total apoio das potências imperialistas, estão conduzindo o Oriente Médio a um ciclo desastroso de conflito e possivelmente a uma guerra regional.

Os governos imperialistas, especialmente dos EUA e dos países da OTAN, são responsáveis pelos crimes cometidos contra os povos palestino e libanês, estando totalmente envolvidos no armamento de Israel e apoiando abertamente através de todos os recursos financeiros, políticos, diplomáticos, midiáticos e de inteligência ao seu dispor, bem como ao enviar suas forças aéreas e navais para a região em preparação para agressões mais amplas.

Expressamos por este meio a nossa total solidariedade para com os povos da região, em particular com os povos libanês e palestino e com a sua legítima resistência, em todas as suas formas, para alcançar a sua libertação e independência.

Saudamos a persistência, firmeza e resistência dos povos da região, incluindo as forças comunistas e progressistas que lutam pela libertação nacional, por independência e soberania.

Apelamos a um cessar-fogo imediato e incondicional em Gaza. Apoiamos o fim da ocupação da Palestina, bem como a garantia do direito à autodeterminação e a implementação de um Estado palestino totalmente soberano, com Jerusalém como capital. Apelamos em defesa do regresso de todos os refugiados.

Exigimos ainda a retirada imediata e incondicional de todas as forças militares israelenses que ocupam territórios soberanos no Sul do Líbano e nas Colinas de Golã na Síria e o fim dos bombardeios na Síria, no Irã, no Iêmen e em outros locais.

Neste sentido, defendemos o fim de todas as exportações de armamentos militares, munições, bem como da assistência técnica ao exército de ocupação israelense. Conclamamos que as decisões do Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) relativas à guerra genocida israelense em Gaza sejam mantidas e implementadas sem demora ou obstrução.

Apelamos também aos povos do mundo e às forças comunistas, operárias e progressistas em vários países para que ajudem no crescimento e no fortalecimento da ampla campanha de solidariedade política, popular e midiática para alcançar o cessar-fogo imediato e pôr fim à agressão sionista e aos seus crimes contra os povos libanês e palestino e todos os povos da região.

 

Partidos ligados à SolidNet que assinam a Declaração Conjunta:

Partido Comunista da Austrália
Movimento Democrático Progressista Bahrein
Partido Comunista de Bangladesh
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista do Brasil
Partido Comunista da Dinamarca
Partido Comunista Egípcio
Partido Comunista Alemão
Partido Comunista da Grécia
Partido dos Trabalhadores Húngaro
Partido Comunista da Índia [Marxista]
Partido Comunista da Irlanda
Partido Comunista (Itália)
Partido Comunista da Jordânia
Movimento Progressista do Kuwait
Partido Comunista do México
Partido Comunista Libanês
Partido Comunista Palestino
Partido Popular Palestino
Partido Comunista Português
Partido Socialista Romeno
Comunistas da Sérvia
Partido Comunista da Espanha
Partido Comunista dos Povos da Espanha
Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha
Comunistas da Catalunha
Partido Comunista Sudanês
Partido Comunista da Suécia
Partido Comunista Sírio Unificado
Partido Comunista da Turquia
Partido Comunista do Uruguai
Partido Comunista da Venezuela
Outros Partidos

Coordenador dos Movimentos Sociais e Políticos Marcha Patriótica da Colômbia
Frente Comunista da Itália
Partido da Federação da Esquerda Democrática – Marrocos
Frente Democrática para a Libertação da Palestina
União dos Povos Galizanos
Partido da Vontade Popular – Síria
Partido Socialista – Iêmen

Fonte:

http://solidnet.org/article/Lebanese-CP-Joint-Statement-In-solidarity-with-thePalestinian-and-Lebanese-people-against-occupation-and-the-genocidal-war/