Companheiro Ahmad Jibril, presente!
REUTERS/Ahmed Jadallah/File Photo
O Partido Comunista Brasileiro se solidariza com o povo palestino em sua dor pelo falecimento de Ahmad Jibril , Secretário Geral e fundador da Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP), ocorrido nesta última quarta-feira, em Damasco.
O companheiro Ahmad Jibril tinha 83 anos. Ao longo de toda a sua vida, Jibril sofreu duramente as ações de repressão aos palestinos promovidas por Israel desde a criação do Estado sionista em 1948, quando Ahmad e sua família foram expulsos da cidade palestina de Yafa, em meio ao processo de remoção dos palestinos de suas terras, iniciado naquele ano e que segue até os dias atuais.
Em 1965, Jibril fundou a Frente Popular Palestina, que, mais tarde, com a entrada de outras organizações que lutavam contra a ocupação de terras palestinas e contra a opressão imposta pelas forças israelenses, tornou-se Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP). Em 1969, Jibril desligou-se da FPLP e fundou a Frente Popular para a Libertação da Palestina – Comando Geral.
Sua atuação foi marcada pela luta, que garantiu a libertação de muitos prisioneiros palestinos e manteve acesa a chama da causa da libertação de seu povo. Mesmo após o assassinato de seu filho mais velho em 2002, no Líbano, seguiu coerente e firme na sua jornada, tornando-se um símbolo da resistência palestina.
Ao prestar sua homenagem ao companheiro Jibril, o PCB reafirma o seu compromisso político e seu apoio militante à causa palestina.
PCB – Comissão Política Nacional
09 de julho de 2021