DO PARTIDO COMUNISTA DA FEDERAÇÃO RUSSA

Caros Camaradas,

Em 25 de março de 2012, comemoram-se os 90 anos do Partido Comunista Brasileiro.

Em nome do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa, congratulo-me com os camaradas por essa significativa data na história do PCB.

Fundado logo depois da Grande Revolução Socialista de Outubro e sob influência direta de suas ideias, o Partido se construiu com base nos princípios leninistas e baseou sua ação na ciência Marxista-Leninista. Entre os fundadores do Partido, estavam Abílio de Nequete,

Manuel Cedón, Joaquim Barbosa, Hermogênio da Silva Fernandes, Astrogildo Pereira. Durante muitos anos o Partido foi chefiado pelo extraordinário líder do Movimento Comunista brasileiro e Internacional, Luiz Carlos Prestes, que foi um grande amigo dos comunistas soviéticos.

Fiel aos princípios do Internacionalismo Proletário, o PCB, durante todas essas décadas, se dedicou à luta pelos direitos dos trabalhadores brasileiros e em defesa das liberdades democráticas. Na história do Partido, não são poucas as páginas gloriosas, especialmente durante o período de trabalho clandestino no começo dos anos de 1930, quando o PCB liderou a luta contra a fascistização do país; entre os anos de 1945 e 1947, quando os comunistas trabalharam ativamente nos órgãos do Poder Legislativo, e no início dos anos de

1960, quando o Partido iniciou, ativamente, a luta contra o imperialismo, pela ampliação dos direitos democráticos e pelo atendimento das demandas imediatas do povo trabalhador.

Entretanto, sob ações reacionárias e sob uma ditadura, o Partido foi obrigado a cair na clandestinidade e por muitos anos trabalhou em condições de ilegalidade.

Hoje, os comunistas brasileiros seguem fieis aos seus princípios fundamentais, continuam a luta pelos interesses do povo trabalhador, contra o imperialismo mundial e pelo socialismo.

Desejamos aos camaradas grandes sucessos nessa luta.

Com os fraternais cumprimentos,

Guennadi Zyuganov

Presidente do Partido Comunista da Federação Russa

Categoria