BOLETIM ELETRÔNICO

15/11 – 30/11/12

INFORMES DA ACJM-RJ

– Dia 21/12 tem Festa Cubana!

Nos últimos anos, a Associação José Marti do Rio de Janeiro tem promovido uma animada Festa Cubana, com direito a comida cubana típica, sobremesa, mojito, refrigerantes e muita animação com o grupo Salsa Klave. Neste ano, a festa está marcada para o dia 21 de dezembro, a partir das 19h, no SEAERJ: Rua do Russel, nº 1, Glória (próximo ao Metrô Glória – saída Outeiro). Em breve divulgaremos outras informações, como o valor dos convites e os locais onde eles serão vendidos.

Reserve a data na sua agenda! Informações pelos telefones (21) 2532-0557 e 9240-1008.

– ACJM-RJ organiza 20ª Brigada Sulamericana de Solidariedade a Cuba

No início do próximo ano, o Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) acolherá a 20ª Brigada Sulamericana de Solidariedade com Cuba, integrada por delegações da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo da brigada é possibilitar uma melhor compreensão da realidade cubana, totalmente distinta da divulgada pelos meios de comunicação hegemônicos do nosso país. A brigada também realiza jornadas de trabalho voluntário como contribuição simbólica ao desenvolvimento agrícola da ilha.

A Brigada de 2013 será realizada de 21 de janeiro a 3 de fevereiro, nas províncias de Havana, Artemisa e Santa Clara. O programa contempla visitas a lugares de interesse histórico, econômico, cultural e social; conferências sobre a atualidade nacional; e encontros com organizações da sociedade cubana. Também são momentos mágicos de integração com povos de outros países. Este ano será especial, pois é quando se comemora o 160º aniversário de José Martí, herói nacional que será homenageado na programação.

Todas as vagas do Rio de Janeiro já estão preenchidas, e os brigadistas estão participando de reuniões periódicas de preparação para a viagem.

INFORMES DA CAMPANHA PELA LIBERTAÇÃO dos 5

– Comitê Estadual do Rio pela Libertação dos 5 divulga vídeo sobre o caso

Como parte da Jornada Internacional pelos Cinco (“5 por los 5”, organizado todo dia 5 de cada mês), o Comitê Estadual do Rio pela Libertação dos Cinco Cubanos elaborou um vídeo. O material pretende denunciar e informar a todos(as) sobre a situação de injustiça à qual os Cinco tem sido submetidos. Já faz 14 anos que esses presos políticos foram condenados injustamente pelos EUA e privados de sua liberdade. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Saiba mais sobre a campanha em http://liberdadecincocubanos.blogspot.com.br

NOTÍCIAS SOBRE CUBA

– Apesar de 188 países serem contra, EUA mantêm bloqueio contra Cuba

Na 21ª votação da Assembleia Geral da ONU, dia 13 de novembro, 188 Estados foram favoráveis ao fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos de América contra Cuba. Mesmo assim os EUA reafirmaram a continuação do embargo, medida condenada pela maioria dos países.

Apenas foi conhecida a reeleição de Obama, para mais quatro anos à frente da Casa Branca, o presidente boliviano Evo Morales fez questão de propor uma mudança de política neste tema. Disse ele: “Graças aos latinos é presidente reeleito. Pelo menos, eu diria, que ponha fim ou acabe com o bloqueio econômico a Cuba. É o melhor que pode fazer, se reconhece o voto dos latino-americanos nos Estados Unidos”. Contudo, Washington com sua habitual prepotência e com argumentos cada vez mais ridículos, desacatou totalmente o reclame mundial.

Depois dizem que os EUA defendem a democracia…

[Com informações do Granma]

– Mensagem de Fidel Castro sobre sua ‘suposta morte’ propagada pela imprensa

[Por Fidel Castro/ Cubadebate] O jornal ABC da Espanha publicou que um médico venezuelano, radicado em ninguém sabe onde, revelou que Castro sofreu um derrame na artéria cerebral direita, “posso dizer que não voltaremos a vê-lo publicamente”. O suposto médico qualificou o estado de saúde de Castro como “muito perto do estado neurovegetal”.

[…]

Deixei de publicar as Reflexões porque certamente não é meu papel ocupar as páginas da nossa imprensa, consagrada a outras tarefas de que o país precisa. Aves de mau agouro! Não lembro sequer o que é uma dor de cabeça. Como evidência de quão mentirosos são, os presenteio com as fotos que acompanham este artigo.

Leia o texto completo em nossa página.

– Cuba: 13.127 eleitos para as Assembleias Municipais

A mídia de todo mundo se apressou em anunciar a “morte” de Fidel Castro, mas nem uma linha foi publicada sobre as eleições em Cuba. De acordo com a Comissão Nacional Eleitoral (CNE), foram eleitos já em primeiro turno, 13.127 delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular. Houve segundo turno nos casos de empate ou de nenhum candidato ter obtido mais de 50% dos votos válidos.

Mais de 8,1 milhões de cubanos e cubanas votaram, o que representou a participação de 91,9% de comparecimento às urnas. Dos votos registrados, 7.338.569 foram válidos, 4,9% foram em branco e 4,4% foram anulados. Dos eleitos, 14% são jovens e 33,53% são mulheres, mantendo a tradição de grande participação feminina nos órgãos do Poder Popular cubano.

[Fonte: Blog Solidários]

– Cuba se recupera após passagem do Furacão Sandy

Além de arrasar Nova York, como ficamos sabendo exaustivamente, o furacão Sandy também fez estragos em Cuba, principalmente na parte leste da ilha. Foram bastante castigadas as províncias de Santiago de Cuba e Holguín, as duas mais habitadas depois de Havana, capital do país. O saldo foi de muitas perdas materiais e 11 mortos.

Segundo autoridades governamentais, mais de 137 mil casas foram prejudicadas em Santiago de Cuba e brigadas de homens trabalham nos campos para vender o mais breve possível à população alguns cultivos, como o plátano. Além de estragos na agricultura, Sandy causou sérias prejuízos aos serviços elétrico e telefônico na região, o que provocou a mobilização imediata das brigadas de eletricistas e pessoal de apoio, procedente de outras províncias do país.

As autoridades sanitárias explicaram que em coordenação com o Ministério do Transporte nos portos e aeroportos do país se intensifica o trabalho na distribuição de medicamentos e todos os recursos imprescindíveis para estas contingências.

[Com Prensa Latina]

DICAS CULTURAIS

LIVRO Os Últimos Soldados da Guerra Fria

Os Últimos Soldados da Guerra Fria

Autor: Fernando Morais

Cia. das Letras

Os últimos soldados da Guerra Fria, do jornalista Fernando Morais, conta a história de Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González. Eles se infiltraram nos Estados Unidos para combater uma vasta rede terrorista com base na Flórida e células na América Central. Os cinco foram presos em 1998 sob falsas acusações, condenados sem provas em uma simulação de julgamento em Miami. As penas são verdadeiros absurdos: Gerardo chegou a pegar duas prisões perpétuas, e mais quinze anos de prisão. Apesar de diversas organizações de direitos humanos terem se pronunciado contra tais aberrações jurídicas, os cubanos continuam presos nos Estados Unidos, em situações de total desrespeito aos direitos mais elementares. No ano passado René foi solto, mas tem que permanecer nos Estados Unidos por três anos sob liberdade vigiada.

EXPEDIENTE

Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro

Av. 13 de Maio, 23, salas 1623 e 1624 – Centro do Rio.

http://josemartirj.webnode.com

(21) 2532-0557 / acjm_rj@ig.com.br

Presidente: Zuleide Faria de Melo

Equipe de comunicação: Luiz Eduardo Mergulhão, Ricardo Quiroga Vinhas e Sheila Jacob

Associação Cultural José Marti RJ

(21) 2532-0557

http://josemartirj.webnode.com