BRASIL: O CAPITAL-IMPERIALISMO E A ESTRATÉGIA SOCIALISTA

A historiadora marxista brasileira Virginia Fontes e o secretário geral do PCB (Partido Comunista Brasileiro), Ivan Pinheiro, compartilharam neste 14 de janeiro uma mesa de debates sobre este tema, na Casa Memorial Salvador Allende, em Havana, Cuba.

O local tem um forte simbolismo internacionalista, pois se trata de um casarão onde se localizava a embaixada chilena, ocupada por estudantes cubanos quando do advento da ditadura de Pinochet, com o ataque ao Palácio de La Moneda e a morte de Salvador Allende.

O debate, organizado por estudantes do MST e da UJC/PCB que vivem em Cuba, contou com a presença ativa de dezenas de participantes não só brasileiros, mas latino-americanos de muitas organizações, de diversos países, mostrando um grande interesse por conhecer a visão dos palestrantes sobre a realidade e os rumos do capitalismo brasileiro e a luta pelo socialismo no país.

Em função da importância dos diálogos de paz na Colômbia, que se desenvolvem em Cuba, e da complexidade da conjuntura venezuelana, dedicou-se parte dos debates a estes importantes temas, todos articulados com os desafios da América Latina na atualidade.

Categoria