PCB – RESISTÊNCIA E MEMÓRIA. 50 ANOS DO GOLPE DE 1964

Na sexta-feira 28 de março, às vésperas de se completar 50 anos do Golpe de 1964, o Partido Comunista Brasileiro e a Fundação Dinarco Reis realizam evento no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), sobre a participação dos comunistas na luta de resistência à ditadura, que custou a vida de dezenas de camaradas e o desaparecimento de outros cujos restos mortais até hoje têm destino desconhecido.

O ato político será aberto com palestra de José Paulo Netto sobre o período, em que a burguesia brasileira e o imperialismo impuseram aos trabalhadores o tacão da repressão, para garantir o aprofundamento do capitalismo monopolista no país. Prestarão depoimentos de sua atuação em favor da resistência ao regime o advogado Modesto da Silveira – que mais defendeu presos políticos no Brasil – e a dirigente do Comitê Central do PCB Zuleide Faria de Mello. Durante a ocasião, será entregue a Medalha Dinarco Reis, in memorian, ao ex-presidente da ABI, Mauricio Azedo, que militou no PCB por décadas.

A Fundação Dinarco Reis organizará uma exposição com painéis e fotos que contarão a história da heróica resistência dos militantes comunistas ao regime fascista instalado em 1964.

Categoria