EM VISITA A GOIÁS, DINARCO REIS FILHO AJUDA A ESCREVER A HISTÓRIA DO PCB

Neste momento, Dinarco Reis Filho, Presidente da Fundação do PCB, que leva o nome de seu pai (Dinarco Reis), encontra-se em Goiás registrando a história do PCB naquele Estado, promovendo visitas, recolhendo depoimentos e documentos.

Em visita a Anápolis, Dinarco participou na semana passada da entrega da Medalha Dinarco Reis ao camarada Clóvis Bueno, de 107 anos, conforme já divulgado nesta página.

Sempre em companhia dos camaradas do PCB em Goiás, Dinarco está pesquisando, entre outros episódios, uma parte importante da rica história do Partido no Estado: a resistência armada que se deu na região de Trombas e Formoso, na segunda metade da década de 50 do século passado.

Um importante evento nessa pesquisa foi a visita de Dinarco Reis à casa da companheira Dirce Machado da Silva, hoje com 84 anos, uma das principais militantes do PCB na liderança desta resistência armada. Na ocasião, foi gravado um depoimento de quase três horas, em que, além da principal entrevistada, deu uma grande contribuição seu irmão Cesar, de 81 anos, que também teve uma grande participação naquela heroica campanha.

Na foto, tirada na casa dos irmãos, vemos, pela ordem, Marta Jane (Secretária de Formação do PCB em Goiás), Dona Dirce, seu irmão Cesar e Dinarco Reis Filho.