Solidariedade do PCB ao KKE
Estimados Camaradas do KKE
O PCB (Partido Comunista Brasileiro) valoriza as relações fraternas e internacionalistas com o KKE (Partido Comunista de Grécia), em função de sua história e de sua atualidade, tanto na luta de classes em seu país como em seu papel decisivo na batalha pela reconstrução revolucionária do movimento comunista internacional, com base nos fundamentos do marxismo-leninismo.
O PCB acompanha os desenvolvimentos na Grécia e considera que a antecipação das eleições, num momento em que se agrava a crise do capitalismo, corresponde à necessidade da burguesia grega de tentar criar uma nova legitimidade institucional, dentro do campo da ordem.
Como em todos os países em que vigora a democracia burguesa, se formará uma bipolaridade em que o capital ganha em qualquer hipótese. Em nosso país, as diferenças entre os que se parecem progressistas ou conservadores não são de conteúdo, senão de estilo e discurso.
Os resultados eleitorais são conformados previamente, pela ação do financiamento privado e da manipulação da mídia. Seja quem for o vencedor desta disputa sem contradições significativas, o novo governo continuará a aumentar a exploração dos trabalhadores gregos e a integração da Grécia ao imperialismo.
Por isso, reiteramos nossa solidariedade com os trabalhadores e o KKE e sublinhamos a importância de seu reforço eleitoral. Dar mais força ao KKE significa dar mais força às lutas dos trabalhadores gregos contra a exploração capitalista, por seus direitos e ao caminho do socialismo e do comunismo.
Ivan Pinheiro
Secretário Geral
Partido Comunista Brasileiro (PCB)