Alexis Tsipras visita Israel e pactua com Netanyahu apesar dos crimes contra a Palestina
25-11-2015 – O primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, iniciou uma visita oficial de dois dias a Jerusalém para conversar com seus dirigentes e analisar o estado das relações bilaterais.
A agenda de encontros do político grego em sua primeira viagem oficial à região começou em Jerusalém com a protocolar visita ao Museu do Holocausto (Yad Vashem), onde participou de uma cerimônia na Sala da Recordação e dedicou algumas palavras no Livro dos Convidados, que reúne frases de milhares de personalidades mundiais.
Mais tarde, se reuniu durante várias horas com o primeiro ministro, Benjamim Netanyahu, que anunciou a ampliação da cooperação bilateral na economia, ciência, tecnologia, educação, comércio e agricultura, entre outras.
“Somos conscientes de que temos oportunidades no mundo da tecnologia, do desenvolvimento e do progresso”, declarou Netanyahu ante o dirigente da Grécia, país com o qual “compartilha raízes e desafios, como o futuro e a modernidade”, destacou.
“Acreditamos que a economia grega se recuperará e tenho a intenção de animar os investidores israelenses a investirem na Grécia (…). Os projetos conjuntos beneficiarão a Grécia e a cooperação empresarial entre ambos países”.
Tsipras tem programado uma reunião com o presidente, Reuven Rivlin, para comemorar os 25 anos de relações diplomáticas entre Israel e Grécia.
Depois, tem previsto partir para a cidade palestina de Ramallah para conversar com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbás, como atividade final de sua viagem à região.
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/11/30/alexis-tsipras-visita-israel-y-pacta-con-netanyahu-a-pesar-de-los-crimenes-contra-palestina/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)