O Movimento Continental Bolivariano repudia o assassinato de Berta Cáceres

imagemResumen Latinoamericano / 3 de março de 2016 – O MCB SE UNE À DOR E À REBELDIA DO POVO INDÍGENA E DE TODO O POVO HONDURENHO

Recebemos a notícia do vil assassinato da lutadora hondurenha Berta Cáceres com dor e indignação.

Relacionamo-nos com suas lutas pela emancipação social e nacional de seu povo, a favor de todas as liberdades.

Solidarizamo-nos com os movimentos e processos que dignamente encabeçou em momentos convulsos e de destaque na história e na sociedade hondurenha.

Conhecemos Berta e participamos juntos do CONGRESSO de fundação do Movimento Continental Bolivariano (MCB), em Caracas. Impressionou-nos sua simplicidade, seu discurso profundo e contundente, seu talento, seu compromisso com a revolução hondurenha e continental, sua militância indígena e feminista, suas convicções anticapitalistas, seu anti-imperialismo…

Foi vítima de um crime premeditado e brutal, de um típico assassinato de Estado possivelmente executado por paramilitares treinados pela CIA e apoiadores colombianos protegidos pelo regime hondurenho e seus corpos de inteligência.

Nossa América e o mundo devem reagir com energia frente a este novo e horrendo crime ocorrido no contexto de uma longa cadeia de assassinatos políticos que enche de sangue e dor o povo irmão hondurenho.

Castigo exemplar para os autores intelectuais e materiais dos assassinos de Berta, e de todos os torturadores e assassinos!

PELO FIM DA INDIFERENÇA FRENTE AO CALVÁRIO DE HONDURAS, SUBMETIDA PELOS GOVERNOS CRIMINOSOS E CORRUPTOS IMPOSTOS DEPOIS DO GOLPE DE ESTADO CONTRA O PRESIDENTE MANUEL ZELAYA COM O APOIO DO IMPERIALISMO ESTADUNIDENSE E A PARTICIPAÇÃO DA LUMPEM-BURGUESIA E DAS DIREITAS DESSE PAÍS!

PELO FIM DA IMPUNIDADE!

CONSTITUINTE POPULAR SOBERANA!
Pela Comissão Executiva do Movimento Continental Bolivariano:

Carlos Casanueva

Carlos Moraís

Nayeeb Amado

Pela Presidência Coletiva:

Narciso Isa Conde