Coletivo Ana Montenegro lança página na internet

imagemA página do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro – anamontenegro.org – foi ao ar no dia 7 de junho de 2017 e é gerenciada por sua Coordenação Nacional.

O coletivo é ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Se organiza na luta contra a opressão e exploração das mulheres da classe trabalhadora e constrói a luta pelo feminismo e pela superação da sociedade de classes.

O feminista classista, que é uma corrente do movimento feminista alinhada ao marxismo, além da igualdade entre os sexos, luta pela libertação das mulheres mediante o fim da propriedade privada e da divisão sexual do trabalho. Para emancipar verdadeiramente as mulheres é necessário derrubar o sistema capitalista que também é patriarcal. Não exclui a participação e educação dos homens trabalhadores nesse movimento.

Ana Montenegro (Quixeramobim, 1915 – 2006), que dá nome ao coletivo, foi uma jornalista e poeta brasileira que aderiu ao Partido Comunista Brasileiro em 1945. Foi cofundadora do periódico “Movimento Feminino”, editado durante dez anos, que servia de instrumento de divulgação das lutas e conquistas das mulheres brasileiras. Trabalhou, durante o exílio, em organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO. Foi redatora da Revista “Mulheres do Mundo Inteiro”, órgão da FDIM – Federação Democrática Internacional de Mulheres

Acesse o site: anamontenegro.org