Docência crítica impenitente!

imagemINQUÉRITO POLICIAL: Liga dos Comunistas. Núcleo de Estudos Marxistas – UFOP/CNPQ Coordenação: Prof. André Mayer – Atual Presidente da ADUFOP – Sindicato dos Docentes da UFOP

No dia 30 de outubro de 2017, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, foi notificada pela Polícia Federal, sobre a abertura de Inquérito Policial (IP 1514/2017-4 SR/PF/MG) contra o Prof. André Mayer e contra o Prof. Marcone J. Sousa, ex-reitor da UFOP; ambos intimados a prestarem “depoimentos acerca de fatos investigados”, no dia 29 de novembro, na SR/PF/MG – Belo Horizonte.

“Trata-se de notícia de fato instaurada pela Procuradoria no Distrito Federal para apurar a prática de crime de desobediência … cometido, em tese, pelo professor da Universidade Federal de Ouro Preto, André Luiz Monteiro Mayer…”

“A notícia informa que o referido professor André Luiz estaria utilizando recursos públicos da UFOP para divulgação e realização de eventos de cunho comunista, contrariando ordem judicial proferida … nos autos do processo n. 35410-58.2013.4.01.3700 da 1a Instância, Seção Judiciária do Maranhão, 5a Vara.” (2013)

“Ainda segundo a representação, o professor André, a despeito da ordem descrita acima, continua promovendo, integrando, divulgando e convocando pessoas para o projeto Liga dos Comunistas nas dependência e com recursos da Universidade Federal de Ouro Preto…”

Recuperando a história.

Em agosto de 2013, a Justiça Federal do Maranhão, “cassou” o PROGRAMA DE EXTENSÃO – CENTRO DE DIFUSÃO DO COMUNISMO (CDC-UFOP), vinculado ao Curso de Serviço Social, que organizava e articulava quatro ações de extensão (dois cursos e dois projetos) – e contemplavam as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, próprias a uma Universidade Federal Pública.

O mérito da ação impetrada em 2013 carecia, e carece de materialidade, restando, portanto, a nítida e tradicional perseguição política e ideológica aos que pensam diferente e defendem o comunismo enquanto outra sociabilidade emancipada; enquanto outro modo de produção material e espiritual da vida social. Uma ação judicial “com resíduos do pó das empresas de mineração”, própria ao “estado democrático de direito burguês”, alicerçada por leis e formulações jurídicas funcionais à atual ordem social opressiva e violenta.

A Liga dos Comunistas – Núcleo de Estudos Marxistas, junto com o Curso de Extensão – Relações Sociais na Ordem do Capital (2009-2010), formou o embrião do Programa CDC-UFOP. A eles viriam a se juntar em 2011, o Curso de Extensão – Mineração e Exploração dos Trabalhadores na região da UFOP e o Projeto – Equipe Rosa Luxemburgo (Grupo de Apoio aos Trabalhadores). O Programa iniciou suas atividades em março de 2012 e funcionou até agosto de 2013, quando foi “cassado”.

O CDC-UFOP teve suas ações suspensas imediatamente após a decisão judicial, em 2013. A Liga dos Comunistas manteve suas atividades, porque trata-se de um Grupo de Pesquisa vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ, com atividades desde 2009.

Estamos agora às voltas com o Inquérito Policial!

Continuaremos Impenitentes!

Mariana, UFOP, 07 de novembro de 2017.

Prof. André Mayer

*E-mails ou cartas podem ser enviados, manifestando a “perplexidade” sobre o Inquérito e de Apoio ao Prof.

Ao Sr. Igor de Araújo Cedrola

Delegado da Polícia Federal – Presidente do Inquérito Policial

Superintendência Regional – MG

E-mail: cs.srmg@dpf.gov.br / Rua Nascimento Gurgel, n° 30 – Bairro Gutierrez / CEP 30430-340/BH-MG

Com cópia para: andremayer@terra.com.br