Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti

Dia Nacional da Visibilidade Trans e TravestiColetivo LGBT Comunista – Nacional

O Coletivo LGBT Comunista comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti, neste 29 de janeiro, e o entende como oportunidade de colocar em voga a discussão destes segmentos da luta. A data, instituída em 2004 como referência à primeira vez em que travestis e pessoas trans falaram no Congresso Nacional sobre nossa vida e nossa luta, pode servir de pretexto para reforçar a necessidade de incorporar nossas especificidades na luta por uma outra sociedade.

A situação de marginalidade social sofrida por pessoas trans e travestis não está excluída da lógica de nossa sociedade. A expulsão de casa; as dificuldades com moradia; os inumeráveis problemas com a garantia de saúde; a falta de oportunidade de estudo; o desemprego e a presença em empregos invisíveis e precarizados, mal remunerados e de alta rotatividade, com muita discriminação e frequentemente com maiores riscos à vida; os danos à saúde mental causados pela transfobia… Tudo expressando-se numa expectativa de vida estimada em 35 anos e com índices de suicídio muito acima da média nacional, no país que mais assassina travestis e pessoas trans do mundo.

Esse é um problema de todas nós, de toda a nossa classe. Nós, LGBT trabalhadoras, e particularmente aqui, no caso, pessoas trans e travestis, pagamos a conta da família burguesa – de um projeto de dominação que não é nosso e não é para nós, que temos identidade de gênero, orientação sexual e classe.

Por mais anos de muito luta, cada vez mais forte, cada vez com mais classe, até que não seja mais necessário lutar.

Por todas e todos de nós que já nos foram tirados, mas que permanecem em força e memória na luta.

POR OUTRO MUNDO E PELA REVOLUÇÃO.

https://www.facebook.com/ColetivoLGBTComunista/posts/1987231234864709

Categoria
Tag