Neoliberalismo e Estado penal na Argentina

imagemJones Manoel*

Os monopólios de mídia no Brasil e na América Latina adoram apontar a Venezuela como país campeão em violações dos direitos humanos no continente. Na real, uma olhada rápida nos dados vai mostrar que não é na Venezuela, mas no Brasil, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Honduras etc. que temos que procurar os países que mais violam os direitos humanos em nossa América.

O Governo de Maurício Macri, desde que foi eleito, começou a implementar não apenas uma agenda liberal na economia – hoje totalmente em crise – como uma escalada radical do Estado penal. Atenção, liberais, conservadores e certos setores da esquerda no país: segundo dados do The Intercept, a polícia argentina matou, em média, uma pessoa por dia depois que Mauricio Macri assumiu a presidência, no fim de 2015. Foram 725 mortes em 721 dias.

Isso mesmo! Em média um assassinado por dia no Governo Macri. Agora Macri, assim como Temer, tomou como prática colocar as Forças Armadas na rua em defesa de sua agenda antipopular.

Cadê os liberais defensores dos direitos humanos? Cadê os conservadores fãs da democracia quando o assunto é Venezuela e Cuba? Cadê os indignados com a repressão do Governo Maduro para olhar para o Governo Macri?

A mão invisível do mercado, mais uma vez, pede o punho de ferro do Estado penal!

Dados sobre a repressão policial na Argentina aqui: https://theintercept.com/2018/05/04/argentina-violencia-policia-manifestante/

*Militante do PCB de Pernambuco