Solidariedade à diretora do C.E. Pedro II (Petrópolis/RJ)

imagemUnidade Classista de Petrópolis

O grupo de professores da rede estadual da Unidade Classista de Petrópolis – RJ, vem por meio desta nota expressar de forma veemente repulsa às acusações proferidas pelo deputado federal eleito e ainda não diplomado Daniel Silveira (PSL) à diretora do Colégio Estadual Dom Pedro II Andréa Constâncio.

O futuro deputado e atualmente policial militar demonstra total despreparo para exercer o cargo para que foi eleito, desconhecendo, ou ignorando, princípios constitucionais básicos, desde o preâmbulo às demais garantias fundamentais, no que concerne: à livre manifestação de pensamento, à inviolabilidade da liberdade de consciência, à pluralidade de ideias, sem preconceitos de quaisquer formas.

Diga-se que os atos privados do candidato eleito se confundiram com atos de prerrogativa pública que presumia ter. Sua conduta déspota cerceia o direito de liberdade do docente e coage o servidor público no exercício de suas funções, ao suscitar que valores subjetivos seus devam ser impostos sobre uma gama de servidores da área da educação, estes que são sabedores de seus direitos e deveres no exercício da função.

Cobramos uma manifestação pública da Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro de apoio à diretora e repúdio às declarações do futuro deputado. Também denunciamos a covardia apresentada pelo atual secretário municipal de educação, que até o presente momento não se expressou de forma pública sobre o assunto.

Reafirmamos nossa defesa da liberdade de expressão, cátedra e de ideias que são princípios fundamentais de uma sociedade. Reforçamos nosso posicionamento contra a vigilância ideológica e nossa luta contra o fascismo e suas manifestações.

Com o fascismo não há diálogo, só combate!