Jano Ribeiro: de Lutas e Sonhos

imagemPCB de Guarulhos – SP

O que é: Um filme documentário de Curta metragem que conta a biografia política de Jano Ribeiro, militante histórico do movimento sindical e democrático.

Objetivo: Relembrar e homenagear a vida do camarada Jano e trazer à tona o debate sobre a necessidade da luta por memória, verdade e justiça sobre os crimes do Estado Brasileiro na ditadura civil-militar-empresarial de 1964 a 1988.

Justificativa: Hoje, o governo brasileiro é composto por um grande número de militares, o presidente nega o caráter autoritário e golpista dos governos militares, criminaliza o comunismo e defende o conservadorismo moral somado ao liberalismo econômico radical.

Em resistência a essa tendência conservadora, é significativo que se produza conteúdo audiovisual que resgate a história do movimento proletário brasileiro, que discuta os crimes da ditadura, que apresente a nossa noção de democracia, uma noção que não é universal como ideia, mas que está intrinsicamente ligada às lutas pelo poder popular, que por sua vez não podem estar descoladas da luta revolucionária.

A vida de Jano Ribeiro expressa tudo isso. Foi militante da esquerda da UDN em sua juventude, rompeu com a UDN para fundar o PSB e se aproximar da II Internacional, mas logo entra em contato com as análises sobre a Revolução Russa e as conquistas da URSS e se junta às fileiras do PCB, de onde não mais se afastará. Já militando pelo Partido Comunista, trabalha na editora Brasiliense com Caio Prado Júnior, funda o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, organiza e participa de diversas greves e faz intenso trabalho de base nas fábricas da região. Tornou-se dirigente do partido, foi preso, teve sua família perseguida – inclusive o filho criança -, foi torturado e condenado injustamente pela ditadura.

Seu tratamento psiquiátrico pós traumático foi desumano e baseado em sedação por psicotrópicos, o que também configura uma pauta da luta antimanicomial e o resgate da figura de Nise da Silveira no documentário.

Por fim, o documentário aponta referências teóricas como Clóvis Moura, Kalinine, o próprio Caio Prado; aponta episódios marcantes e tristes que Jano presenciou, como a morte de Alexandre Vannuchi; e suas perspectivas políticas, como o debate sobre imperialismo.

Produção: O filme foi montado com base em uma entrevista que Jano deu para a União da Juventude Comunista de São Paulo (UJC SP) em 2013 e outra que ele deu para o Espaço Cultural Latino Americano (ECLA) em 2010, mais ou menos. A montagem conta com algumas imagens de seu arquivo, que ele postou no youtube, fotos de sua juventude e de eventos históricos relatados por ele.

A trilha sonora conta com um trecho de uma composição do próprio diretor Renato Queiroz, uma canção do MST e uma antiga canção do Partido Comunista Espanhol no contexto da guerra civil.

Distribuição: O filme tem cartazes, que começaram a ser lançados a partir do dia 28 de outubro. Alguns são oficiais, outros frames com frases. Tem também um teaser, lançado no dia 30 de outubro, em que o diretor Renato Queiroz explica um pouco do filme e suas ideias, e um trailer, lançado no dia 6 de novembro, que resume um pouco o filme e provoca curiosidade.

O filme completo estreou no youtube no dia 13 de novembro e acontecerão duas lives, uma com Cássio Ribeiro, filho de Jano Ribeiro, no dia 20 de novembro, falando sobre as memórias com o pai, e a outra no dia 27 de novembro com o SINPRO, sindicato dos professores da rede privada de Guarulhos.

Assista https://youtu.be/pLHxU13smvc

CRONOGRAMA:
28\10: cartazes liberados.

30\10: teaser

6\11: trailer

13\11: estreia

20\11: live com a Bueiro Aberto

27\11: live com SINPRO

Área de anexos
Visualizar o vídeo Jano Ribeiro De Lutas e Sonhos do YouTube