Em defesa da educação sexual
PCB de Sorocaba
QUEM ATACA A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS DEFENDE O ABUSO SEXUAL INFANTIL
O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Maganhato, e um de seus ainda fiéis escudeiros, o vereador fundamentalista bolsonarista Vinicius Aith, protagonizaram cenas vergonhosas que viralizaram pelo país, desde o último sábado (16/01).
Após denúncias na Câmara de Sorocaba, na semana passada, por parte da vereadora Iara Bernardi (PT), acerca de compra emergencial de mais de um milhão de livros de material paradidático no apagar das luzes do mandato da ex-prefeita bolsonarista Jaqueline Coutinho (PSL), aparentemente a fim de apenas cumprir a determinação constitucional orçamentária e sem critérios relacionados à quantidade e qualidade do material, o prefeito e o vereador Aith resolveram fazer seu marketing político sobre o ocorrido (1).
Em formato de live carregada do mais rasteiro sensacionalismo, gravaram um vídeo denúncia na Arena Multiuso, onde estão os livros, anunciando ainda que o caso será investigado pela Corregedoria-Geral do Município.
Em que pese o acerto na investigação, considerando o aparente desvio de finalidade da compra, sem atender a critérios pedagógicos e logísticos, o Prefeito e o vereador preferiram utilizar essa compra para fazer campanha contra a educação sexual nas escolas sorocabanas.
Utilizando uma página descontextualizada de um livro, do qual foram comprados apenas 1.586 exemplares, tratando de educação sexual, os bolsonaristas destilaram seu ódio a LGBTTs e à educação sexual.
O fato de a administração anterior explicar que seriam livros destinados ao Ensino Fundamental II não freou o ímpeto marqueteiro de Manga e Aith, usando a desinformação e o obscurantismo como publicidade.
Sem entrar no mérito da qualidade do livro em questão, é preciso dizer com todas as letras: QUEM ATACA A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS DEFENDE O ABUSO SEXUAL INFANTIL.
É justamente a educação sexual um dos métodos principais para a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes, normalmente praticados dentro do âmbito doméstico ou familiar e que vitimiza massivamente meninas e adolescentes mulheres.
A desinformação e o obscurantismo disfarçados de moralismo são diretamente responsáveis pelo controle do corpo feminino exercido pelo patriarcado, que resulta em estupro, violência, feminicídio, além da inferiorização social da mulher, visível, por exemplo, na disparidade salarial entre homens e mulheres, na responsabilização social da mulher pelo cuidado de filhos e idosos e nas triplas jornadas de trabalho feminino.
Enquanto a nossa irmã Argentina avança nos direitos das mulheres e na emancipação sexual, o Brasil – e Sorocaba – recrudesce o atraso com políticos oportunistas que usam a o fundamentalismo como marketing, conscientes ou não de que essas ações fortalecem tantos os abusadores de meninas e mulheres em ambientes familiares como as redes de prostituição e pornografia infantil.
O PCB SOROCABA DEFENDE A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS SOROCABANAS!
CONTRA O OBSCURANTISMO E A FACILITAÇÃO DO ABUSO SEXUAL INFANTIL!
Pelo Poder popular, pelo socialismo e pela EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES E LGBTTS!
(1) https://www.jornalcruzeiro.com.br/…/corregedoria…/