COMO HÁ 90 ANOS, COMUNISTAS SE REÚNEM EM NITERÓI!

Niterói, capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, foi o cenário das atividades em comemoração aos 90 anos de PCB no dia 25 de março. Comunistas de todos os estados do país e representantes de delegações internacionais viveram momentos de intenso simbolismo – afinal de contas, o Partido Comunista foi fundado nesta cidade – no exato dia em que o PCB comemorava seu aniversário.

O local onde o PCB nasceu foi palco de uma manifestação na manhã daquele domingo. Bandeiras, trânsito parado, palavras de ordem, o ânimo e o orgulho dos comunistas ali presentes rememorava o heroico ato daqueles nove delegados presentes ao Congresso de Fundação, realizado em 1922. E eles estavam ali representados em uma placa comemorativa aos 90 anos que agora adorna a sede nacional do Partido, no Rio de Janeiro.

Após o ato, os comunistas se dirigiram para a Câmara Municipal de Niterói, na qual houve Sessão Solene em homenagem aos 90 anos promovida pelo vereador Renatinho (PSOL). Durante o ato, o camarada Frank Svensson recebeu a Medalha Dinarco Reis e dois próceres da Reconstrução Revolucionária do PCB, Horácio Macedo (in memorian) e Zuleide Faria de Melo, foram homenageados pelo legislativo niteroiense.

O ponto alto do evento, entretanto, foi a aprovação – por aclamação – da Declaração dos 90 anos, que emocionou a todos os presentes. Logo após o ato, houve um almoço de confraternização na cidade onde começaram a organizar esse patrimônio da classe trabalhadora brasileira e internacional que é o PCB.