Pela Petrobras 100% estatal!
Boletim Sofia Manzano #2 – 02/05 a 11/05
Em Defesa da Petrobrás 100% estatal e a serviço da maioria da população brasileira (trabalhadores)!
Nossa pré-candidatura defende o fim da política de preços da Petrobrás de paridade de importação, que tem sacrificado a população com valores estratosféricos de combustíveis, gás de cozinha e outros derivados de petróleo, gerando uma inflação galopante e entregando a importadores larga fatia do mercado que pertencia à Petrobrás. Em consonância com a luta dos petroleiros também defendemos: a recuperação da estratégia de uma Petrobrás como empresa Integrada de Energia. A transição para o regime de monopólio estatal da exploração, produção, refino, petroquímica e distribuição; a retirada das ações da Petrobrás das bolsas de valores estrangeiras, visando o resgate da soberania energética do Brasil; a recuperação da capacidade de produção das refinarias, a Gestão da Petrobrás com transparência, democracia e constante fiscalização, tanto pela força de trabalho quanto por mecanismos de controle social a serviço do interesse da população brasileira, desde o planejamento de gestão e estratégia até a execução, a fim de evitar corrupção, nepotismo, apadrinhamento, demissões injustificadas.
Na nossa perspectiva o crescimento da produção deve ser orientado à capacidade de refino, de modo a permitir a exportação prioritariamente de derivados, uma vez suprido o consumo interno (para romper com a lógica de exportação de matéria-prima e importação de produtos industrializados). O Petróleo (e derivados) e energia devem servir como elementos de integração da América Latina, com viés de desenvolvimento econômico e social, e não meramente mercadológico. Devemos dar prioridade de exportação/importação aos países desta região.
Iremos priorizar investimentos de grande porte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB) em empresas estatais. Direcionar a renda das riquezas naturais para os direitos sociais e ambientais, verba pública para instituições públicas. Somos favoráveis à iniciativa de royalties do Pré-sal dedicados à Educação e Saúde, porém estes recursos não podem ser drenados para os cofres de empresas privadas da área educacional, de saúde ou construtora. É necessário a criação de empresas estatais de serviços e tecnologias petrolíferas (sondas, exploração, engenharia e construção, logística, estaleiros, etc.), que devem ser fomentadas pela renda petrolífera. Prioridade total de contratação dessas. Chega de dinheiro público destinado a corporações privadas gigantes estrangeiras tais como Schlumberger e Halliburton, empresários nacionais inescrupulosos ou para o pagamento de juros de dívida pública.
Em Defesa da Petrobrás 100% estatal e a serviço da maioria da população brasileira (trabalhadores)!
Confira o vídeo de Sofia Manzano sobre o roubo na Petrobrás e a atual política de preços dos combustíveis no Brasil.
Entrevista para UOL
Essa semana, nossa entrevista para o portal UOL foi ao ar. Com o título ‘É um erro acreditar em acordo com a direita, diz pré-candidata comunista’, falamos da trajetória eleitoral do PCB desde a redemocratização, das críticas a política de alianças conciliadora do PT em seus governos e na eleição atual, motivo pelo qual apresentamos a nossa pré-candidatura. Apontamos para a necessidade de derrotar o governo genocida de Bolsonaro, Mourão e seus aliados, governo este que só trouxe mais fome e desemprego para o povo brasileiro, beneficiando os interesses dos ricos e poderosos. Se você ainda não leu, não deixe de ler!
Solidariedade ocupação Carlos Marighella
No último 5 de maio, nasceu a ocupação Carlos Marighella, organizada por 100 famílias e localizada em Palhoça, município da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. A ocupação tem o firme apoio da Unidade Classista, nossa corrente sindical, na presença da nossa militância local.
Desde então, a intimidação por parte da polícia militar tem sido constante. Em resposta, a rede de solidariedade à ocupação tem crescido. Antes, a terra em questão não cumpria qualquer função social, sendo apenas foco de dengue. Agora, as famílias estão dando vida às construções abandonadas.
Em pronunciamento no seu instagram, Sofia Manzano declarou apoio e solidariedade à ocupação, pontuando que moradia é um direito essencial e apontando a culpa dos problemas habitacionais na especulação imobiliária. A pré-candidata se comprometeu a garantir um plano de moradia que tribute os imóveis dos bairros mais ricos.
Apoio do José Paulo Neto
Não foi essa semana, mas é sempre bom lembrar quem já manifestou seu apoio à nossa pré-candidatura. No caso, tivemos a honra de contar com o apoio do camarada José Paulo Netto, ainda em abril, quando fizemos uma visita em sua casa.
José Paulo Netto é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos maiores intelectuais marxistas do país. Recentemente, escreveu ‘Karl Marx: uma biografia’, pela editora Boitempo.
Na ocasião, tiramos essa foto juntos, um registro muito importante!
Live Socialismo é democracia
No dia 7 de maio, participamos da live ‘Socialismo é Democracia’ no canal Não É Heresia, onde batemos um papo muito bacana sobre essas duas palavras e como elas juntas formam uma ideia e um modo de vida para uma humanidade emancipada da exploração. Sofia expôs que o socialismo pretende e deve fazer uma extensão da democracia para outras esferas da nossa vida. O link para assistir a live na íntegra você pode encontrar aqui.
Toda solidariedade a Rita von Hunty!
Nos últimos dias, a influenciadora e drag queen Rita von Hunty passou a receber vários ataques nas redes sociais após criticar o lançamento da pré-candidatura do PT-PSB à Presidência da República e defender um “voto radical no primeiro turno”. Rita chegou a elogiar nossa pré-candidatura, colocando seu perfil pessoal à disposição.
Nós, de antemão, agradecemos o reconhecimento da nossa candidatura por parte da Rita e nos solidarizamos diante dos ataques à sua pessoa. A Comissão Política Nacional do PCB chegou a soltar uma nota de solidariedade à Rita von Hunty, onde reafirma que ‘todos os que venham a se posicionar a favor de alternativas políticas da esquerda socialista, entendendo que as organizações revolucionárias têm todo o direito de apresentar suas proposições nos períodos eleitorais’ devem ‘ser respeitadas por isso e pelo papel que desempenham na luta contra o capitalismo e por uma sociedade que realmente represente os interesses e as necessidades da classe trabalhadora’
A nota na íntegra você pode ler aqui.
* * *
Acesse as redes sociais da Sofia Manzano e acompanhe as atividades e posicionamentos da nossa pré-candidata
Facebook: @SofiaManzanoPCB
Instagram: @sofiamanzanopcb
Twitter: @SofiaManzanoPCB
Para agendar entrevistas com a Sofia, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa através do e-mail assessoria.sofiapcb2022@gmail.com
Subscribe to Boletim Sofia Manzano
Launched 12 days ago
Newsletter sobre a pré-campanha da Sofia Manzano à presidência da República