ONU recomenda o fim da Polícia Militar no Brasil



A sugestão do Conselho de Direitos Humanos da ONU é para que o país combata os “esquadrões da morte” e que suprima a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.

No Conselho, a Coreia do Sul falou diretamente de “esquadrões da morte” e a Espanha solicitou a “revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais”.

Quando o Estado não é assassino, é carcereiro. Com cerca de 500 mil presos, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo e um sistema prisional superlotado. Segundo a ONG Centro Internacional para Estudos Prisionais, só ficamos atrás dos EUA (2,2 milhões), China (1,6 milhão) e Rússia (740 mil).

Extermínio e Cadeia. A “solução” das elites locais nos últimos 512 anos para a contenção da miséria e o amedrontamento da população parece cada dia mais intragável, mesmo para as elites globais com assento na ONU…