PCB: 101 anos de luta pelo Socialismo!

O PCB completa, neste 25 de março, 101 anos de existência!

O PCB surgiu em 1922, fruto do desenvolvimento da luta de classes no Brasil e do amadurecimento dos ideais marxistas e leninistas, que inspiraram militantes operários e intelectuais organizadores das primeiras lutas e greves da classe trabalhadora no início do século XX, a constituir um partido revolucionário voltado a combater a exploração capitalista e a opressão do Estado burguês.

Os comunistas construíram um novo referencial para a mobilização da classe trabalhadora desde seu surgimento, firmando-se, em pouco tempo, como uma alternativa de organização revolucionária, superando os limites táticos do anarcossindicalismo e buscando impulsionar a luta de classes sob a perspectiva socialista.

É impossível contar a história de nosso país sem citar as diversas passagens na qual o PCB esteve presente. Da construção do Bloco Operário e Camponês que elegeu o primeiro parlamentar negro e operário no Brasil à luta contra a Ditadura Vargas e o avanço do fascismo; da reconstrução do movimento sindical classista à campanha do “Petróleo é nosso” e criação da Petrobras; da fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) à resistência contra a ditadura entre 1964 e 1985 e conquista das liberdades democráticas.

O PCB participou ativamente das primeiras formulações sobre a questão agrária até a organização das Ligas Camponesas (o primeiro movimento de trabalhadores/as do campo organizado em luta pela reforma agrária), dos movimentos pioneiros em defesa do povo negro, dos direitos das mulheres, da luta pela liberdade de culto e pela preservação das religiões de matriz africana. Os comunistas participaram ativamente das batalhas pelas garantias sociais e trabalhistas e nas diversas áreas da cultura (cinema, literatura, artes, música etc), ciência, educação e em muitas políticas públicas fundamentais como a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

O PCB é parte da história de nosso povo, de suas lutas e das conquistas populares e hoje segue vivo, firme e convicto, junto à classe trabalhadora, à juventude, ao movimento negro, de mulheres, povos indígenas e LGBTs, na resistência contra as ações da burguesia e do capital, que atacam os direitos sociais, promovem o sucateamento e o desmonte dos serviços públicos e investem contra a soberania nacional com suas ações imperialistas.

A celebração dos 101 anos de História do PCB é antes de tudo um gesto de combate às inúmeras tentativas de liquidar o ideário de Marx- Engels e Lênin e tantos(as) revolucionários(as) que dedicaram suas vidas pela causa do socialismo-comunismo. Ao mesmo tempo, é a prova de que nossos ideais revolucionários e nossa luta anticapitalista e anti-imperialista seguem vivos e cada vez mais fortes e atuais frente a barbárie e a exploração impostas pelo capitalismo.

Para nós só há um caminho que possa superar todas as injustiças e contradições que a sociedade de classes produz e que alimentam a desigualdade, a miséria e a opressão: esse caminho é a luta revolucionária pelo fim da sociedade capitalista, com a construção de uma sociedade sem explorados e exploradores, sem desigualdades nas condições de existência, sem exploração da força de trabalho e sem opressão dos ricos sobre os pobres. Uma sociedade que valorize todas as potencialidades humanas e não nos reduza a meros objetos. Uma sociedade socialista!

Organize-se no PCB!

Faça contato:

https://pcb.org.br/portal2

https://t.me/canalpcbnoticias

https://www.facebook.com/PartidoComunistaBrasileiroPcb

https://www.instagram.com/pcbpartidao/

Viva os 101 anos do PCB!

Pelo Poder Popular, rumo ao Socialismo!