Apoio às lutas do Povo Palestino

NOTA DO PCB DE APOIO ÀS LUTAS DO POVO PALESTINO

O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO há décadas reconhece o direito do povo palestino de utilizar todas as formas de resistência à ocupação de seus territórios, com ênfase através da luta e da organização popular. Os Palestinos sonham e lutam pela construção de uma República Independente. Lutaram e derrotaram o Império Turco-otomano, mas logo após, entre 1918 e 1948 o imperialismo-colonialista britânico não deu tréguas e a Inglaterra manteve a Palestina sob ocupação política e militar de 1918 até 1948 quando em maio de 1948 os sionistas em atos de guerra com a conivência do imperialismo, atacaram os moradores palestinos utilizando-se de milícias mercenárias.

O imperialismo-colonialista britânico manteve a Palestina sob ocupação colonial até a ocorrência, em maio de 1918, da Nakba, (tragédia). Os sionistas ocuparam as terras palestinas, expulsando o povo, utilizando-se de grande truculência e de altos níveis de violência, queimando casas e plantações do povo palestino. Nesse momento, tem início uma política de limpeza étnica que persiste até hoje, como podemos verificar nos recentes ataques à Mesquita Al Aqsa que feriu e matou palestinos que estavam no culto, além do bombardeio a Gaza.

Destacamos que a luta do povo palestino é contínua e sem tréguas! Aqui no Brasil juntamente com as forças democráticas e de esquerda que se perfilam na defesa intransigente pela defesa da Causa Palestina, conseguiu-se impedir na UNICAMP, na cidade de Campinas, em São Paulo, a realização de um evento que pretendia apresentar falsamente as universidades israelenses como se fossem “aliadas” do povo palestino. No entanto, essa pretensão não obteve êxito, diante da resistência dos que defendem a Causa Palestina, a democracia e liberdade do seu povo contra a opressão sionista.

O povo palestino resiste e conta com o apoio incondicional dos comunistas brasileiros!

Viva a Palestina Livre!

Partido Comunista Brasileiro – Secretaria de Solidariedade Internacional