Confissão de culpa

Matéria do Estado de S. Paulo afirma: “BCs admitem que mundo fracassou ao lidar com a crise”. O mea culpa coletivo é assunto do Olhar Comunista desta segunda.


O Banco de Compensações Internacionais (BIS na sigla em inglês para Bank for International Settlements), o “Banco Central dos bancos centrais”, admitiu o fracasso coletivo de governos em darem uma resposta à crise – que já está em seu quinto ano.

O órgão anunciou que sem uma mudança radical na estratégia, o mundo precisará de 20 anos para voltar a ter a mesma taxa de dívida de antes da falência do Lehman Brothers, ocorrida em setembro de 2008.

A avaliação, nas palavras do Estado, “é um atestado da incapacidade de BCs, governos e bancos em superar a crise”. Já o BIS não mede críticas à injeção de trilhões de dólares nos bancos para a garantia de liquidez. “Toda essa injeção trilionária é apenas um ‘paliativo’ “. A liquidez, segundo a entidade, só voltará quando bancos forem saneados e isso só ocorrerá quando houver um novo modelo financeiro que limite o risco.

Para este Olhar, trata-se de um claro sinal de que a burguesia bate cabeça. E não podemos esperar soluções vindas dela; os resultados do Rio + 20 para a questão ambiental estão fresquinhos para sabermos disso…