Nota do PCB/RN: em defesa do PCB!

Diante de todo o conjunto de controvérsias públicas em que o Partido Comunista Brasileiro se viu envolvido, nacional e regionalmente, nós do PCB no Rio Grande do Norte gostaríamos de explicitar, para todos aqueles e todas aquelas que nos têm como uma referência política, que rechaçamos todas as formas de fracionismo.

É importante destacar que, a partir desse posicionamento, não estamos objetivando esconder a existência de problemas internos que precisam ser superados. Destacamos que o PCB/RN vem, desde 2015, passando por um processo gradual de reconstrução que, como é natural em todas essas dinâmicas, apresenta avanços, limites e desafios. Contudo, mesmo diante destas limitações, o nosso direcionamento sempre foi pela busca de organicidade interna e de unidade na luta política.

Denunciamos a forma como alguns destes problemas estão sendo publicamente divulgados. Essa maneira de tratar questões de tamanha importância serve apenas para alimentar rupturas internas que, no fundo, se configura como uma estratégia política para deslegitimar as atuais direções do partido, que foram democraticamente constituídas. Por isso que, mesmo ciente de todos os problemas que temos, e que certamente precisam ser corrigidos, nada justifica o ataque que algumas pessoas e grupos políticos estão publicamente realizando contra o partido.

A presença de divergências e posicionamentos distintos dentro do nosso Partido representa uma qualidade positiva que, diferentemente do que algumas pessoas e grupos políticos estão divulgando, deve servir para fortalecer a nossa unidade interna. Nesse sentido, estamos ampliando os nossos esforços para que esta situação seja corretamente apreciada e superada, isto é, dentro dos espaços internos do partido e a partir das mediações entre as nossas instâncias organizativas.

O Partido Comunista Brasileiro no RN tem o compromisso de defender as instâncias do nosso partido, o nosso Estatuto e nossas Resoluções – que balizam nossa forma de organização e de atuação junto a classe trabalhadora e as camadas populares, pelo Poder Popular, no rumo do Socialismo e na perspectiva do Comunismo.

Viva o Partidão!

FOMOS, SOMOS E SEREMOS COMUNISTAS!