Toda solidariedade ao povo libanês!

Repúdio ao covarde ataque sionista contra o Líbano!

Nota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nesses últimos dias, a população do Líbano foi vítima de mais uma demonstração de terrorismo de Estado promovido pelo governo sionista de Israel. Um atentado em série, a partir de implantes de explosivos em pagers e mais recentemente em “walkie talkies”, já vitimou mais de 4 mil pessoas, das quais cerca de 50 foram mortas e a ampla maioria ficou com diversas mutilações pelo corpo.

A pretexto de atingir os integrantes do Partido Hezbollah, que há anos trava intensos combates para enfrentar o avanço da política de colonização sionista em terras palestinas localizadas na fronteira sul do Líbano, o episódio nos revela a crueldade das forças militares de Israel, que tramaram com antecedência esse atentado contra a população libanesa, com evidente intenção de aumentar o grau de tensões na região e promover uma escaldada sem precedentes do conflito para além da península de Gaza e da Cisjordânia.

Assim tem sido a ação genocida do Estado sionista, a exemplo do ataque em 4 de fevereiro de 2024, quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) dispararam indiscriminadamente contra um comboio da Organização das Nações Unidas (ONU) que transportava suprimentos alimentares para os refugiados de Gaza, massacrando cerca de 120 pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, e o atentado a bomba em Teerã, que assassinou um dos líderes políticos do Hamas, Ismail Haniyeh, em 31 de julho.

O Governo Libanês em nota se pronunciou afirmando que a ampla maioria das pessoas atingidas pela ação terrorista de Israel não pertencia ao Hezbollah, tendo em vista que muitas dessas vítimas eram cidadãos que estavam próximos das pessoas que portavam os aparelhos de comunicação e foram atingidas pelo efeito das explosões. Crianças, idosos e mulheres são a grande maioria desse contingente de vítimas.

O governo sionista de Israel pretende estimular a ampliação da área do conflito de modo a que possa se autojustificar frente à crescente onda de críticas da opinião pública interna, que se intensificou com centenas de protestos contra o governo de Benjamin Netanyahu, em sua inflexível postura beligerante.

O aumento das tensões no Oriente Médio interessa ao imperialismo, sobretudo o estadunidense, que poderá ampliar seu grau de influência e imposições em uma região estratégica para seu projeto expansionista, razão pela qual sustenta o projeto colonialista de Israel, que subjuga os povos da região e desrespeita quaisquer possiblidades de acordos ou resoluções internacionais que possam frear esse genocídio.

O recrudescimento dos ataques recentes, em especial à população libanesa, nos revela que não há limites para a máquina de dominação e destruição da aliança Israel/EUA na região, reunindo empresas de diversos setores (financeiro, big techs, de comunicação, etc), governos, instituições de pesquisa e ensino e personalidades do mundo da cultura, para reforçar o lobby sionista contra a causa palestina.

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) presta sua total solidariedade ao povo libanês e repudia mais um atentado terrorista de Israel e seus aliados, que estimulam a escalada da guerra e a instabilidade regional para manter seu projeto de dominação colonial frente à legítima resistência palestina.

É fundamental o fortalecimento da campanha pela ruptura de todas as relações econômicas, militares, acadêmicas com o Estado de Israel, pois essas relações, além de financiarem a máquina de genocídio sionista, alimentam as bases das organizações que entrelaçam as redes de apoio ao neofascismo e seus agentes como interlocutores ideológicos na defesa do sionismo e do genocídio em curso.

ABAIXO O TERRORISMO DE ESTADO DE ISRAEL!

VIVA A RESISTÊNCIA PALESTINA!

PALESTINA LIVRE DO RIO AO MAR!

Brasil, 20 de setembro de 2024

Comitê Central do PCB