O ‘Conselho Empresarial dos Brics’ e o subimperialismo verde-amarelo



Destacamos as principais falas da presidente, feita na reunião de cúpula dos Brics que ocorre na cidade sul-africana:

– “O Brasil saúda com grande satisfação o lançamento do conselho empresarial dos Brics, que complementa os nossos esforços de governos para empreender a discussão sobre os principais temas globais”; e

– “O Conselho é sem dúvida um mecanismo inovador que vai contribuir para a consolidação da comunidade de negócios entre nossos países. Essas relações já vem sendo criadas de forma expontânea, mas o conselho vai permitir que extrapolem esse padrão inicial.”

De acordo com comunicado comum entre os países, o conselho “vai dar sugestões sobre como melhorar a integração comercial e econômica dos Brics”.

Os representantes brasileiros já foram escolhidos. São Murilo Ferreira, da Vale, José Rubens de la Rosa, da Marcopolo, Jorge Gerdau, da Gerdau, Aldemir Guendini, do Banco do Brasil e Harry Schmeizer, da Weg.

As duas listas – tanto dos empresários quanto das empresas – deixam excelentes pistas e aguçam nossa atenção para o futuro próximo, seja nas doações para campanhas eleitorais, nos segmentos econômicos que conseguem a maior fatia de recursos do governo federal, via BNDES ou isenções fiscais, e de que forma o subimperialismo verde-amarelo espera crescer pelo globo terrestre.

Estaremos atentos.