NOTA DE REPÚDIO À REPRESSÃO DO GOVERNO TARSO GENRO/PT ÀS MANIFESTAÇÕES POPULARES

No dia 26 de novembro, o governo Tarso Genro/PT completou 1000 dias de uma política de completo descaso com a população gaúcha, especialmente aos professores e professoras do Estado. Não contente em não pagar o piso salarial do magistério e de impor uma reforma do Ensino Médio que só prejudica a formação dos estudantes, o caráter truculento deste governo teve mais uma nova página escrita na noite de ontem.

Neste dia, em mais uma manifestação do Bloco de Lutas, em Porto Alegre, juntamente com militantes do CPERS Sindicato, a Brigada Militar agiu da forma mais repressiva e opressora possível. Além das bombas de gás lacrimogêneo e da violência habitual da força policial do Estado, de forma totalmente covarde e desproporcional três manifestantes, professores e professoras, foram detidos pela Brigada Militar 1h depois que o ato já havia sido encerrado, em um local em que não havia nenhuma atividade da manifestação. Seu “crime”: portar bandeiras do CPERS Sindicato e lutar por uma educação pública e de qualidade, pelo piso salarial do magistério, pelo Passe Livre e por outras pautas de reivindicação da classe trabalhadora.

O abuso policial intensificado com toda forma de violência simbólica, manteve detidos os professores e professoras durante a madrugada, sendo liberados somente após o pagamento de fiança (estipulado em 4 mil reais por pessoa).

Esse é a verdadeira face dos Governos do PT, junto ao que já vem sendo feito por Cabral/PMDB no Rio de Janeiro e Alckmin/PSDB em São Paulo, que demonstra o pacto conciliatório da burguesia brasileira tanto na política como na repressão às manifestações populares. Ao invés de darem respostas através de políticas que atendam os interesses da classe trabalhadora, preferem responder com repressão, violência e arbitrariedades.

O PCB no Rio Grande do Sul vem denunciar estas atrocidades do Governo Tarso Genro/PT e afirmar que nos colocamos ombro a ombro junto aos companheiros e companheiras que estão nas ruas reivindicando seus direitos por melhores condições de vida e colocando o sistema do capital em cheque.

TODO APOIO AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DO RS

CONTRA A REPRESSÃO POLICIAL DO GOVERNO TARSO/PT

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

FORA TARSO! PELO PODER POPULAR!

Comitê Regional do PCB/RS

Categoria