ONU: 188 países apoiam o desbloqueio dos EUA contra Cuba

Resumen Latinoamericano / Telesur, 20 de outubro. A Assembleia Geral da ONU votou, nesta terça-feira, mais uma vez, por uma nova chamada à suspensão do bloqueio que os EUA mantém sobre o povo de Cuba. (foto: teleSUR)

Após um debate que girou em torno de um projeto de resolução em que se destacou a necessidade de colocar fim ao cerco econômico, comercial e financeiro imposto pelos EUA à ilha há mais de 50 anos, 188 Estados-membros votaram a favor da iniciativa, dois contra e três se abstiveram.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votou, nesta terça-feira, mais uma vez, por uma nova chamada à suspensão do bloqueio que os Estados Unidos (EUA) mantém sobre o povo e o Governo de Cuba, há mais de meio século, uma política unilateral que tem sido repudiada neste organismo durante os últimos 21 anos.

Após um debate que girou em torno de um projeto de resolução em que se destacou a necessidade de colocar fim ao cerco econômico, comercial e financeiro imposto por Washington à ilha há mais de 50 anos, 188 Estados-membros votaram a favor da iniciativa, enquanto dois o fizeram contra e três se abstiveram de emitir sua opinião.

Tratou-se de um documento similar ao que, desde de 1992, tem recebido um amplo respaldo da comunidade mundial, sempre com mais de 180 nações apoiando-o nos últimos sete anos.

Além disso, a plenária número 38 da Assembleia Geral, que em 17 de setembro passado instalou seu 68° período de sessões, tem como agenda a apresentação de um relatório do secretário geral do organismo, Ban Ki-moon, sobre o bloqueio estadunidense.

Este documento contempla informações fornecidas por, ao menos, 150 países, a União Europeia, a Santa Sede e diferentes entidades da ONU; dirigidas a fixar postura contra o cerco norte-americano, denunciar seu impacto e adiantar o respaldo ao projeto de resolução.

Por sua parte, Havana enviou à agência um texto que contém, de maneira detalhada, as implicações do bloqueio por setores e, também, denuncia seu caráter extraterritorial e seu recrudescimento em matéria financeira pela atual administração estadunidense.

O projeto a considerar pela Assembleia apela aos princípios de “soberania e igualdade entre Estados, a liberdade de comercio e navegação e a não interferência nos assuntos internos”, para, com base nele, demandar a suspensão das sanções de Washington.

Semanas atrás, mais de 40 presidentes, primeiros-ministros e chanceleres dos cinco continentes pediram no debate geral do 68° período de sessões da Assembleia o fim do bloqueio, que recebeu no fórum o qualificativo de “genocídio, ilegal e relíquia da guerra fria”.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/?p=1121

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)