IF- Muriaé realiza palestra e debate sobre os 50 anos de Golpe Cívico e Militar
No dia 28 de Março, ocorreu no Campus Muriaé do IFSEMG uma palestra, organizado pelo Núcleo de Ciências Humanas, sobre os 50 anos do Golpe Militar. O evento contou com a presença do Sr. José Francisco Néres, operário tecelão, sindicalista, vereador comunista, cassado em 1964 e último preso político do período da ditadura militar.
Sob a coordenação dos professores Fábio Peixoto (sociologia), Sirleia Arantes (História), Fábio Bezerra (Filosofia) e Júlio Monerat (Geografia) o evento ocorreu nos três turnos, pela manhã e a noite na unidade da Barra e a tarde na unidade rural, contando com a participação aproximada de mais de 350 pessoas entre a comunidade do IFET e estudantes de outras faculdades.
Neres falou sobre os acontecimentos antes do golpe cívico-militar, sobre a resistência do movimento popular, a luta pela democracia, a prisão no DOPS, a tortura, a redemocratização e a participação, os limites e os avanços da Comissão da Verdade, do qual faz parte.
Em um depoimento emocionado e rico em informações, os professores do Núcleo de Ciências Humanas, aproveitaram o ensejo para contextualizar o período de 21 anos de Ditadura, enriquecendo a palestra com um profícuo debate envolvendo questões da época e da atualidade política e social brasileira, possibilitando aos alunos e servidores presentes uma importante e necessária reflexão sobre um período que marcou a história e as gerações precedentes até nossos dias.