TODA SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE COLETIVO DE FORTALEZA E RMF!
O Partido Comunista Brasileiro (PCB/CE) vem aqui se solidarizar junto à família e amigos do companheiro Francisco Erivaldo Matias Marinho, bem como, junto ao companheiro Francisco Valder, seus familiares e amigos.
Além disso, estendemos nosso total apoio junto à categoria dos motoristas e cobradores do transporte urbano de Fortaleza e Região Metropolitana, que nesses últimos dias encontra-se mobilizada tanto em solidariedade aos dois companheiros citados acima, quanto em torno de sua campanha salarial.
Não é de hoje que a falta de segurança afeta os usuários, em sua imensa maioria trabalhadores assalariados, e trabalhadores no ramo do transporte coletivo em nossa cidade. Vários são os casos de roubos, furtos, assaltos e até mesmo de mortes provenientes destes episódios.
Enquanto isso, os patrões encontram-se em suas mansões, sempre cercada de todos os aparatos possíveis, buscando evitar os problemas que afligem o dia a dia que classe trabalhadora enfrenta.
O problema da violência está diretamente vinculado ao modelo de sociedade que vivemos, o capitalismo. Enquanto os patrões e governos apenas se preocupam em manter seu domínio, a classe trabalhadora sofre cotidianamente com o descaso, o aumento gradual da violência e de tantas outras mazelas sociais.
Em um período, a patronal argumentava que a presença de câmeras dentro dos transportes coletivos traria mais segurança aos trabalhadores e usuários. Nada mais mentiroso! Revelou-se sua verdadeira função: a fiscalização, 24 horas por dia, do trabalho de motoristas e cobradores.
Em outro período, a patronal argumentava que a dupla função (motorista-cobrador), aumentaria o salário dos trabalhadores e tornaria o transporte coletivo mais ágil. Nada mais mentiroso! A cada dia os trabalhadores sofrem a crescente exploração, visto que o trabalho que anteriormente era executado por duas pessoas, agora passa a ser executado apenas por um, sobrecarregando-o e gerando ainda mais lucro para os patrões.
A patronal ainda argumenta que não é necessário que motoristas e cobradores recebam, em seu contracheque, valores referentes a auxílio de plano de saúde, negam o aumento salarial reivindicado pelos trabalhadores e apenas oferecem 5,8%.
Não devemos acreditar em qualquer promessa e pretensa benfeitoria que venha da patronal, nossos interesses são radicalmente opostos aos dela! Enquanto os patrões apenas se preocupam em ampliar seus lucros, explorando cada vez mais o nosso trabalho, devemos, por outro lado, ampliar e radicalizar nossa luta contra os patrões e seus governos.
Não poderíamos deixar de responsabilizar o Governador Cid Gomes, bem como de seu capacho, o Prefeito Roberto Cláudio. Tanto Cid quanto Roberto Cláudio, fazem de seus governos um balcão de negócios dos patrões!
Prova disso é que em lugar de auxiliar os familiares de Francisco Erivaldo, buscar agilizar o atendimento médico de Francisco Valder, bem como se colocar ao lado das reivindicações dos trabalhadores, Cid e Roberto Cláudio, deram as costas aos trabalhadores, chegando ao ponto de convocar a polícia para reprimir a paralisação da categoria.
Outro fato que impressiona é a falência do serviço público de saúde. Ainda sobre isso, Cid e Roberto Cláudio, igualmente são responsáveis pela falta de estrutura hospitalar necessária para atender a classe trabalhadora. A falta de investimento em saúde, educação, segurança e tantos outros serviços, é uma marca de seus governos. Enquanto isso, vemos os altos investimentos, por vezes superfaturados, em estádio, centro de eventos, aquário, dentre outros.
Notemos que com a falta de um serviço público de saúde eficaz, somos induzidos a pagar por planos privados, enriquecendo os patrões. Na falta de segurança e agilidade do transporte coletivo, somos induzidos a comprar um carro ou uma moto, enriquecendo os patrões. Na falta de segurança na cidade, somos induzidos a contratar empresas privadas quer fazer a vigilância, que para instalar equipamentos de segurança, enriquecendo os patrões.
Em todos esses casos, os governos e patrões estão unidos, um precarizando, não fazendo investimentos, o outro vendendo um serviço que era obrigação do governo ofertar com qualidade.
Tudo isso atesta que os governos apenas servem aos interesses dos patrões e que ambos estão associados com um único objetivo: manter a exploração sobre os trabalhadores.
Cid e Roberto Cláudio não nos representam! Ambos representam apenas os patrões e sua ambição em cada vez mais explorar os trabalhadores!
Só vemos a polícia, enviada por Cid e Roberto Cláudio, para reprimir as manifestações, o que demonstra que o braço armado do Estado apenas está a serviço dos patrões, de seus governos e de seus interesses!
Assim, Cid e Roberto Cláudio comprovam dia a dia, estarem a serviço dos patrões, preocupados apenas em garantir que os ônibus estejam intactos e prontos a rodar no outro dia!
Por isso afirmamos que a luta contra violência, que assola nossa sociedade, deve estar associada à luta contra o capitalismo!
Afirmamos que é necessário e urgente, derrotar estes governos!
Derrotar Cid, Roberto Cláudio e os patrões que exploram os trabalhadores e financiam estes governos!
É necessário construirmos uma sociedade em que a saúde, a segurança, a educação estejam em primeiro plano, uma sociedade onde o trabalhador não seja mais explorado, onde não haja patrão e onde o governo seja dos trabalhadores!
É necessário construirmos o socialismo!